O cinema comercial no Brasil de meados do século XX e a nova etapa do cinema brasileiro
11 Outubro 2017, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Por motivos técnicos – o projetor da Sala de Vídeo está avariado –, a segunda parte da aula do dia 11 de outubro (das 15.15h às 16.00h) foi lecionada, excepcionalmente, na Cave C2, a fim de poder visionar o filme a analisar. Pelo mesmo motivo, será necessário proceder a uma alteração da sala de aulas: as aulas de Cinema Brasileiro serão dadas, temporariamente, na sala 7.2.
O filme O cangaceiro: a presença da temática do cangaço ao cinema brasileiro.
O Nordeste como espaço metonímico das mazelas da sociedade brasileira. A radicalidade das consequências da seca, da miséria e da falta de organização jurídica e social no sertão: a emigração, o cangaceirismo e o misticismo.
A criação de um drama de aventuras convencional e psicologicamente primário. O sucesso do filme recebido por uma burguesia brasileira educada na mitologia idealista do western.
A Atlântida Cinematográfica e a chanchada. O fenómeno de “generificação” da chanchada. Caraterísticas gerais do género.
A mudança do cinema: o discurso anti-imperialista. A influência do neorrealismo italiano e a reflexão sobre a História e a identidade do país.
O I e o II Congresso Paulista de Cinema Brasileiro.
A nova etapa do cinema brasileiro: Rio, 40 graus de Nelson Pereira dos Santos.
Rio, 40 graus: a primeira longa-metragem precursora do Cinema Novo. A influência do neorrealismo: as locações reais e os temas sociais.
Caraterísticas gerais do neorrealismo italiano: a preocupação social. A pobreza: tema no cinema rejeitado por muitos setores da classe média no Brasil.
Análise de uma sequência do filme Rio, 40 graus.
Bibliografia:
FREIRE, Rafael de Luna (2011): “Descascando o abacaxi carnavalesco da chanchada: a invenção de um gênero cinematográfico nacional” in Contracampo. Revista do programa de pós-graduação em comunicação – Universidade Federal Fluminense in
www.uff.br/contracampo/index.php/revista/article/download/146/84
GUNDERMAN, Christian (2006): “Entre observación desprendida y dinamización emocional: algunos comentarios sobre los Nuevos Cines latinoamericanos en Argentina, Brasil y Cuba” in Revista de Estudios Interdisciplinarios de America Latina y el Caribe, 17:
http://www1.tau.ac.il/eial/index.php?option=com_content&task=view&id=67&Itemid=115