Os primeiros filmes de ficção no Brasil
22 Setembro 2017, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Leitura e breve comentário da crónica “Moléstia da época” de Olavo Bilac sobre a importância do cinema na cidade do Rio de Janeiro: o público urbano, a visão do mundo e o cosmopolitismo, o olhar eufórico sobre o cinema, entendido como símbolo da modernidade.
O cinema e a Belle époque no Brasil: alegria, divertimento e modernização. O importante papel do cinematógrafo no processo de modernização e de criação de uma imagem do Rio de Janeiro (metonímia do Brasil) baseada na ideia de progresso. O cinema e o fenómeno da ‘francofilia’ (Pierre Bordieu): um divertimento ligado à cultura ‘civilizada’ de inspiração europeia.
Comentário das imagens de “Corrida de São Gonçalo em 1909”: a modernidade e a máquina. Os filmes estrangeiros e o sentimento de cosmopolitismo: a proximidade do mundo através de filmes que apresentam viagens ou a volta ao mundo.
Bibliografia:
AA.VV. (2004): Documentário no Brasil – Tradição e transformação. Francisco Elinaldo Teixeira (org.) (Suumus Editorial: São Paulo).
ARAÚJO, Vicente de Paula (1976): A Bela Época do cinema brasileiro (São Paulo: Editora Perspetiva).