O Cinema da Retomada

15 Dezembro 2017, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

O teste será realizado na sala 7.2.

O percurso cinematográfico de Walter Salles, cineasta intelectualizado. A imagem do mar glauberiana nos filmes de Salles: Terra estrangeira, O primeiro dia. 

Os diversos retratos do sertão nos filmes da retomada.

A permanência dos territórios de exclusão: os filmes sobre os problemas do Brasil urbano. Três exemplos paradigmáticos: Cidade de Deus, Orfeu e O invasor.

   


Análise das sequências iniciais (18 primeiros minutos) do filme Central do Brasil. O retrato do sertão no filme e a denominada ‘cosmética da fome’. A função simbólica dos protagonistas: a determinação e dignidade de Josué e o cinismo de Dora. A procura simbólica do pai-pátria.


Bibliografia:

BERNARDET, Jean-Claude (2003): Cineastas e imagens do povo (São Paulo: Companhia das Letras).

JAMESON, Fredric (2007): Signatures of the visible (New York: Routledge).

NAGIB, Lúcia (Org.) (2002): O Cinema da Retomada – Depoimentos de 90 cineastas dos anos 90 (São Paulo: Editora 34).