A particularidade da versão de Marcel Camus perante outros cultores do mito órfico

15 Novembro 2017, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Devido à ausência da professora (que, entre os dias 22 e 23 de novembro, se encontrará no colóquio “O modernismo como obstáculo” na Biblioteca Nacional de Portugal), no dia 22 de novembro não haverá aula.

A relevância da música e a sua valorização enquanto expressão cultural: a função de catalisador anímico de Orfeu no seio da sua comunidade.

A projeção existencial do filme: a procura de transcendência e de sentido para a existência humana perante a precariedade da condição humana.

A particularidade da versão de Marcel Camus perante outros cultores do mito órfico no cinema: a ligação com as suas origens rituais. O mito e o rito gregos e a atualização na macumba, no culto animista brasileiro e na sua mitologia criadora.

A transfiguração do real através do carnavalesco: a atmosfera mágica e onírica presente nalguns momentos do filme.

Bibliografia:

STAM, Robert (2004): Tropical multiculturalism: a comparative history of race in Brazilian cinema (Durham: Duke University).

TAVARES, Júlio Cesar (2013): “Etnografando Orfeu afro-brasileiro” in Revista Espaço Acadêmico:

http://www.espacoacademico.com.br/022/22res_tavares.htm