Dois géneros (e matrizes) fundamentais e diversos da música popular brasileira: o choro e o samba.

10 Outubro 2018, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Visualização e análise do documentário "Brasileirinho" (2005): um género eminentemente instrumental, caraterizado e apreciado por causa do virtusismo e a capacidade de improvisação. 

O teor melancólico do choro. 

O hibridismo musical do choro e a integração das diferentes matrizes culturais brasileiras.


Bibliografia:

CABRAL, Sérgio (1997): Pixinguinha, vida e obra (Rio de Janeiro: Editora Lumiar).

RANGEL, Lúcio (1962): Sambistas e chorões (Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves).

Bibliografia: CALDAS, Waldenyr (1985): Iniciação à música popular brasileira (São Paulo: Ática).

MACGOWAN, Chris (1999): Le son du Brésil: samba, bossa nova et musique populaire brésilienne (Paris: Lusophone).

TRAVASSOS, Elizabeth (2000): Modernismo e música brasileira (Rio de Janeiro: Jorge Zahar).