Sumários
Avaliação dos trabalhos individuais e escritos
19 Dezembro 2018, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Avaliação dos trabalhos individuais e escritos realizados pelos alunos sobre as obras
Chega de saudade, de Ruy Castro,
Verdade tropical, de Caetano Veloso e
Antologia, de Arnaldo Antunes.
A consulta da prova final foi marcada para o dia 21 de dezembro de 2018, das 9.30h às 11.30h.
Segundo teste da disciplina Cultura Brasileira Contemporânea
17 Dezembro 2018, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Segundo teste da disciplina Cultura Brasileira Contemporânea
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Revisão da matéria
12 Dezembro 2018, 17:30 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
17:30-19:30h
Revisão da matéria e esclarecimento de dúvidas relativas ao segundo teste da disciplina:
– A influência do abstracionismo moderno na pintura concreta e neoconcreta brasileira.A nova 'antropofagia' do Tropicalismo musical
12 Dezembro 2018, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A proposta tropicalista e a necessidade de constituir culturalmente no país a mudar um território da identidade.
O princípio da ‘dessacralização’ e a criação de uma estética viçosa, irreverente e inventiva do tropicalismo.
A apropriação da teoria da 'devoração' oswaldiana: um exemplo de como enfrentar os processos de estagnação cultural e o clima de excessiva seriedade e intolerância que se tinham instalado em certos âmbitos da cultura brasileira.
Diferenças fundamentais: a importância da 'deglutição' cultural da matriz popular e pop e a promoção de uma contaminação geral entre o arcaico (e a denúncia da permanência de estruturas subdesenvolvidas e arcaicas no Brasil contemporâneo) e o moderno, ausente no manifesto e na atitude modernista.
Breve análise da canção «Tropicália» de Caetano Veloso. A técnica da colagem tropicalista e a composição musical no Brasil contemporâneo.
Análise de um texto de Hélio Oiticica sobre a função da “Tropicália” na arte brasileira contemporânea.
10 Dezembro 2018, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Os símbolos do tropical e o 'Tropicalismo': a antropofagia da Antropofagia. A transposição de certas propostas do "Manifesto antropofágico" de Oswald de Andrade.
A crítica à influência da cultura pop e de massas no panorama artístico brasileiro.
A negação do mito da pureza do ponto de vista artístico: a confluência de linguagens e meios e a dispersão de suportes.
A centralidade do híbrido, do ambíguo e do marginal na “Tropicália” e na arte do período: a mistura da síntese construtiva e do experimental, do rigor geométrico e da improvisação da arquitetura das favelas, da ordem e do desequilíbrio, do bom e do mau gosto, da arte e dos novos meios e dos elementos naturais.
O conceito de mestiçagem de Jesús Martín-Barbero: uma trama contemporânea de modernidade e descontinuidades culturais, de formações sociais, estruturas de sentimento e imaginários.
O conceito de identidade como diáspora estudado por Stuart Hall: a nova identidade cultural tensionada pelo desenvolvimento de relações transnacionais e pelo processo de valorização das culturas regionais.
Bibliografia:
AA.VV. (1996): Questions of cultural identity. Edited by Stuart Hall (London: Sage).
AA.VV. (2012): H. O. supra sensorial, a obra de Hélio Oiticica (Rio de Janeiro: N-Imagem).
AYALA, Waldir (s.d.): Arte brasileira contemporânea (Rio de Janeiro: Colorama).
MARTÍN-BARBERO, Jesús (2002): "Identities: traditions and new communities" in Media, culture & society, 24: 621-641.