Sumários

Avaliação dos trabalhos individuais e escritos

19 Dezembro 2018, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Avaliação dos trabalhos individuais e escritos realizados pelos alunos sobre as obras Chega de saudade, de Ruy Castro, Verdade tropical, de Caetano Veloso e Antologia, de Arnaldo Antunes.

A consulta da prova final foi marcada para o dia 21 de dezembro de 2018, das 9.30h às 11.30h.


Segundo teste da disciplina Cultura Brasileira Contemporânea

17 Dezembro 2018, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Segundo teste da disciplina Cultura Brasileira Contemporânea .


Revisão da matéria

12 Dezembro 2018, 17:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


17:30-19:30h

Revisão da matéria e esclarecimento de dúvidas relativas ao segundo teste da disciplina:

– A influência do abstracionismo moderno na pintura concreta e neoconcreta brasileira.
– A arte neoconcreta: o Grupo Frente do Rio de Janeiro.
– Os símbolos do tropical e o 'Tropicalismo'.
– A proposta tropicalista e a apropriação da teoria da 'devoração' oswaldiana.


A nova 'antropofagia' do Tropicalismo musical

12 Dezembro 2018, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO


A proposta tropicalista e a necessidade de constituir culturalmente no país a mudar um território da identidade.

O princípio da ‘dessacralização’ e a criação de uma estética viçosa, irreverente e inventiva do tropicalismo.

A apropriação da teoria da 'devoração' oswaldiana: um exemplo de como enfrentar os processos de estagnação cultural e o clima de excessiva seriedade e intolerância que se tinham instalado em certos âmbitos da cultura brasileira.

Diferenças fundamentais: a importância da 'deglutição' cultural da matriz popular e pop e a promoção de uma contaminação geral entre o arcaico (e a denúncia da permanência de estruturas subdesenvolvidas e arcaicas no Brasil contemporâneo) e o moderno, ausente no manifesto e na atitude modernista.


Breve análise da canção «Tropicália» de Caetano Veloso. A técnica da colagem tropicalista e a composição musical no Brasil contemporâneo.


Análise de um texto de Hélio Oiticica sobre a função da “Tropicália” na arte brasileira contemporânea.

10 Dezembro 2018, 10:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Os símbolos do tropical e o 'Tropicalismo': a antropofagia da Antropofagia. A transposição de certas propostas do "Manifesto antropofágico" de Oswald de Andrade.

A crítica à influência da cultura pop e de massas no panorama artístico brasileiro.

A negação do mito da pureza do ponto de vista artístico: a confluência de linguagens e meios e a dispersão de suportes.

A centralidade do híbrido, do ambíguo e do marginal na “Tropicália” e na arte do período: a mistura da síntese construtiva e do experimental, do rigor geométrico e da improvisação da arquitetura das favelas, da ordem e do desequilíbrio, do bom e do mau gosto, da arte e dos novos meios e dos elementos naturais.

O conceito de mestiçagem de Jesús Martín-Barbero: uma trama contemporânea de modernidade e descontinuidades culturais, de formações sociais, estruturas de sentimento e imaginários.

O conceito de identidade como diáspora estudado por Stuart Hall: a nova identidade cultural tensionada pelo desenvolvimento de relações transnacionais e pelo processo de valorização das culturas regionais.


Bibliografia:

AA.VV. (1996): Questions of cultural identity. Edited by Stuart Hall (London: Sage).

AA.VV. (2012): H. O. supra sensorial, a obra de Hélio Oiticica (Rio de Janeiro: N-Imagem).

AYALA, Waldir (s.d.): Arte brasileira contemporânea (Rio de Janeiro: Colorama).

MARTÍN-BARBERO, Jesús (2002): "Identities: traditions and new communities" in Media, culture & society, 24: 621-641.