O primeiro antecedente das vanguardas no Brasil: a pintura de Anita Malfatti.
26 Setembro 2018, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Os antecedentes do Modernismo brasileiro: a pintura de Anita Malfatti e a escultura de Vítor Brecheret. Breve análise de «O homem amarelo» de Anita Malfatti.
O descompasso entre a mutação da arte e a precariedade da mutação percetiva na Semana: a admiração de Oswald de Andrade dos elementos de transição – daquilo que ele denomina a ‘poética do não-acabado de Rodin – da escultura «Eva» de Brecheret.
Reflexão a respeito do valor simbólico da Semana de Arte Moderna. A estratégia futurista e a atitude iconoclasta dos participantes: a procura do escândalo e da divulgação das novas propostas artísticas.
Análise dos textos «Arte Moderna» de Mário de Andrade e «Vagabundo Borra-Telas» de Oswald de Andrade, publicados na imprensa de São Paulo no ano da Semana de Arte Moderna, 1922.
Bibliografia:
AA.VV. (1972): Semana de 22 – Antecedentes e consequências (São Paulo: Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand).
BATISTA, Marta Rossetti (1985): Anita Malfatti no tempo e no espaço (São Paulo: IBM).
FABRIS, Annateresa (1994): O futurismo paulista (São Paulo: Perspectiva).