A nova geração do samba: o samba-canção e a utopia musical de um Brasil edénico.
17 Outubro 2018, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
A utopia musical de um 'país tropical': Ary Barroso e a criação do samba-exaltação. Ufanismo, nacionalismo e música popular nas décadas de 1930 e 1940 no Brasil. Análise dos mitos culturais nacionais e identitários presentes em “Aquarela do Brasil”. Análise da interpretação forânea desses mitos: a visão fascinada da cidade alheia presente em Aló, amigos de Walt Disney. O tipo do malandro carioca materializado na figura do Zé Carioca. O mito da América festiva: a preponderância crescente do princípio do prazer em detrimento do princípio da realidade.
O fenómeno da contaminatio na cultura popular: a ‘transferência’ dos valores da exuberância e da Beleza presentes na idealização edénica da natureza brasileira para os seus moradores: Carmen Miranda, símbolo de um Brasil de 'exportação', de prazer e extravagância.
Bibliografia:
CABRAL, Sérgio (1993): No tempo de Ary Barroso (Rio de Janeiro: Editora Lumiar).
VIANNA, Hermano (1995): O mistério do samba (Rio de Janeiro: Jorge Zahar).