Análise de um texto de Hélio Oiticica sobre a função da “Tropicália” na arte brasileira contemporânea.
10 Dezembro 2018, 10:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Os símbolos do tropical e o 'Tropicalismo': a antropofagia da Antropofagia. A transposição de certas propostas do "Manifesto antropofágico" de Oswald de Andrade.
A crítica à influência da cultura pop e de massas no panorama artístico brasileiro.
A negação do mito da pureza do ponto de vista artístico: a confluência de linguagens e meios e a dispersão de suportes.
A centralidade do híbrido, do ambíguo e do marginal na “Tropicália” e na arte do período: a mistura da síntese construtiva e do experimental, do rigor geométrico e da improvisação da arquitetura das favelas, da ordem e do desequilíbrio, do bom e do mau gosto, da arte e dos novos meios e dos elementos naturais.
O conceito de mestiçagem de Jesús Martín-Barbero: uma trama contemporânea de modernidade e descontinuidades culturais, de formações sociais, estruturas de sentimento e imaginários.
O conceito de identidade como diáspora estudado por Stuart Hall: a nova identidade cultural tensionada pelo desenvolvimento de relações transnacionais e pelo processo de valorização das culturas regionais.
Bibliografia:
AA.VV. (1996): Questions of cultural identity. Edited by Stuart Hall (London: Sage).
AA.VV. (2012): H. O. supra sensorial, a obra de Hélio Oiticica (Rio de Janeiro: N-Imagem).
AYALA, Waldir (s.d.): Arte brasileira contemporânea (Rio de Janeiro: Colorama).
MARTÍN-BARBERO, Jesús (2002): "Identities: traditions and new communities" in Media, culture & society, 24: 621-641.