A condição pós-moderna e a multiplicidade. Uma proposta de análise de certas possibilidades artísticas contemporâneas concebidas a partir dos princípios do hibridismo e da colagem
11 Dezembro 2015, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Uma proposta de análise de certas possibilidades artísticas contemporâneas concebidas a partir dos princípios da colagem e da mestiçagem.
A eliminação das fronteiras entre a arte erudita e a arte popular.
A relativização dos critérios tradicionalmente definidores do produto artístico e estético.
A identidade e a alteridade na MPB e o processo de valorização das relações culturais transnacionais.
A matriz africana na formação cultural e musical brasileira e a possibilidade de um certo diálogo 'panamericano'.
A procura de Gilberto Gil das raízes musicais africanas no álbum Refavela, a exploração de territórios musicais novos.
Exemplos da influência do reggae na música brasileira contemporânea. A fusão, o diálogo e o reconhecimento da matriz africana na música brasileira e cubana.
Análise de algumas canções paradigmáticas das novas possibilidades de representação e reinvenção da cultura brasileira na pós-modernidade.
Bibliografia:
AA.VV. (1996): Questions of cultural identity. Edited by Stuart Hall (London: Sage).
DANTAS, José Maria de Sousa (1988): O canto e a canção: MPB (Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico).