Sumários

Algumas tendências significativas da Cultura Brasileira pós-moderna

18 Dezembro 2015, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

O alargamento do campo poético na contemporaneidade através de certas propostas musicais da MPB. Caraterísticas desta proposta poético-musical: a presença de uma poética implícita nas letras de determinadas canções, a consciência poética e a participação social.

A ironia, a a poética do fragmentar e a técnica compositiva da ‘colagem’ na música contemporânea: breve análise da canção “Alfagamebetizado”.


A importância da interdisciplinaridade na cultura brasileira contemporânea: os diálogos interartísticos pós-modernos.

 

As interferências urbanas na arte contemporânea. A importância dos materiais não-artísticos nas instalações e reflexões a respeito das artes plásticas do artista contemporâneo Nuno Ramos. O diálogo interartístico presente nas suas obras: breve análise de uma proposta interdisciplinar (instalação/fotografia/ensaio) em homenagem a Tom Jobim e Vinícius de Moraes, inspirada na canção “O morro não tem vez”. Os ecos do experimentalismo de Hélio Oiticica (das novas possibilidades artísticas inauguradas pelo artista, tais como os novos meios e suportes e as interferências urbanas) presentes na arte brasileira contemporânea. 


Bibliografia:

FERRÁZ, Geraldo (1975): Retrospectiva: figuras, raízes e problemas da arte contemporânea (São Paulo: Cultrix).

TASSINARI, Alberto e NAVES, Rodrigo (2000): Nuno Ramos (Rio de Janeiro/São Paulo: Centro de Arte Helio Oiticica/Museu de Arte Moderna).


Segundo teste da disciplina Cultura Brasileira Contemporânea.

16 Dezembro 2015, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Segundo teste da disciplina Cultura Brasileira Contemporânea.


A condição pós-moderna e a multiplicidade. Uma proposta de análise de certas possibilidades artísticas contemporâneas concebidas a partir dos princípios do hibridismo e da colagem

11 Dezembro 2015, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Uma proposta de análise de certas possibilidades artísticas contemporâneas concebidas a partir dos princípios da colagem e da mestiçagem.

A eliminação das fronteiras entre a arte erudita e a arte popular.

A relativização dos critérios tradicionalmente definidores do produto artístico e estético.

A identidade e a alteridade na MPB e o processo de valorização das relações culturais transnacionais.

A matriz africana na formação cultural e musical brasileira e a possibilidade de um certo diálogo 'panamericano'.

A procura de Gilberto Gil das raízes musicais africanas no álbum Refavela, a exploração de territórios musicais novos.

Exemplos da influência do reggae na música brasileira contemporânea. A fusão, o diálogo e o reconhecimento da matriz africana na música brasileira e cubana.

Análise de algumas canções paradigmáticas das novas possibilidades de representação e reinvenção da cultura brasileira na pós-modernidade.

 

Bibliografia:

AA.VV. (1996): Questions of cultural identity. Edited by Stuart Hall (London: Sage).

DANTAS, José Maria de Sousa (1988): O canto e a canção: MPB (Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico).


A visão tropicalista e pós-moderna da cultura brasileira: os conceitos de mestiçagem e identidade diaspórica

9 Dezembro 2015, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A visão profundamente crítica do essencialismo cultural e identitário presente na cultura brasileira contemporânea.

O conceito de mestiçagem de Jesús Martín-Barbero: uma trama contemporânea de modernidade e descontinuidades culturais, de formações sociais, estruturas de sentimento e imaginários.

O conceito de identidade como diáspora estudado por Stuart Hall: a nova identidade cultural tensionada pelo desenvolvimento de relações transnacionais e pelo processo de valorização das culturas regionais.

 

Bibliografia:

AA.VV. (1996): Questions of cultural identity. Edited by Stuart Hall (London: Sage).

MARTÍN-BARBERO, Jesús (2002): "Identities: traditions and new communities" in Media, culture & society, 24: 621-641.


A nova 'antropofagia' do Tropicalismo musical

7 Dezembro 2015, 12:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Devido à ausência da professora (que, entre os dias 26 e 27 de novembro, participou no Colóquio de Outono organizado pelo Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho), a aula do dia 27 de novembro não foi lecionada. Foi marcada (e lecionada) a aula de reposição no dia 7 de dezembro (das 12:00h às 14:00h na sala 2.2).

 

A proposta tropicalista e a necessidade de constituir culturalmente no país a mudar um território da identidade.

O princípio da ‘dessacralização’ e a criação de uma estética viçosa, irreverente e inventiva do tropicalismo.

A apropriação da teoria da 'devoração' oswaldiana: um exemplo de como enfrentar os processos de estagnação cultural e o clima de excessiva seriedade e intolerância que se tinham instalado em certos âmbitos da cultura brasileira.

Diferenças fundamentais: a importância da 'deglutição' cultural da matriz popular e pop e a promoção de uma contaminação geral entre o arcaico (e a denúncia da permanência de estruturas subdesenvolvidas e arcaicas no Brasil contemporâneo) e o moderno, ausente no manifesto e na atitude modernista.

Análise de um excerto do ensaio A invasão cultural norte-americana de Júlia Falivene Alves e da canção «Tropicália» de Caetano Veloso.


Bibliografia:

ALVES, Júlia Falivene (1988): A invasão cultural norte-americana (São Paulo: Editora Moderna [23ª ed.]).

CALADO, Carlos (1997): Tropicália: a História de uma revolução musical (São Paulo: Editora 34).

VELOSO, Caetano (1997): Verdade tropical (São Paulo: Companhia das Letras).

VELOSO, Caetano (2003): Letra só (Vila Nova de Famalicão: Quasi).