A exemplaridade da prática artística de Hélio Oiticica no Brasil contemporâneo

25 Novembro 2015, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A proposta concreta e neoconcreta: as pesquisas plástico-escriturais e performativas dos artistas. Análise de um caso paradigmático na procura de novos caminhos à expressão artística: as representações interartísticas de Augusto de Campos.

O pioneirismo, a rápida evolução e aperfeiçoamento e a lúcida reflexão crítica de Hélio Oiticica nas décadas de '50 e '60.

Exame sintético das primeiras pesquisas a respeito da problemática cor-tempo-espaço nos Monocromáticos e nos Bilaterais. As primeiras obras tridimensionais de Oiticica: os Relevos e os Núcleos. A superação da arte visual: o PN1, a primeira pintura habitável pelo espetador.

A consequência fundamental desse primeiro Penetrável: a valorização do corpo como elemento determinante na perceção e as pesquisas sensoriais. Os Bólides e os Parangolés.

 

Bibliografia:

AA.VV. (2012): This is Brazil! (A Coruña: Ayuntamiento de A Coruña).

BRITO, Ronaldo (1999): Neoconcretismo: vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro (São Paulo: Cosac & Naifi).

GULLAR, Ferreira (1985): Etapas da arte contemporânea: do Cubismo ao Neoconcretismo (São Paulo: Nobel).