A nova geração do samba: o samba-canção e a utopia musical de um Brasil edénico.

23 Outubro 2015, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A nova geração do samba da década de 1930: a 'mudança de endereço' do samba e a popularização  do género entre a classe média: a mudança dos bairros degradados do centro da cidade para o mais respeitável Bairro de Vila Isabel. 

A utopia musical de um 'país tropical': Ary Barroso e a criação do samba-exaltação. 

Ufanismo, nacionalismo e música popular nas décadas de 1930 e 1940 no Brasil do getulismo. 

Análise dos mitos culturais nacionais e identitários presentes em “Aquarela do Brasil”. Breve análise da interpretação forânea desses mitos: a visão fascinada da cidade alheia presente em Aló, amigos de Walt Disney. O tipo do malandro carioca materializado na figura do Zé Carioca. O mito da América festiva: a preponderância crescente do princípio do prazer em detrimento do princípio da realidade.

 

Bibliografia:

CABRAL, Sérgio (1993): No tempo de Ary Barroso (Rio de Janeiro: Editora Lumiar).

VIANNA, Hermano (1995): O mistério do samba (Rio de Janeiro: Jorge Zahar).