Análise de um texto de Hélio Oiticica sobre a função da “Tropicália” na arte brasileira contemporânea.
4 Dezembro 2015, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Análise de um texto de Hélio Oiticica sobre a função da “Tropicália” na arte brasileira contemporânea.
Os símbolos do tropical e o 'Tropicalismo': a antropofagia da Antropofagia. A transposição de certas propostas do "Manifesto antropofágico" de Oswald de Andrade.
A crítica à influência da cultura pop e de massas no panorama artístico brasileiro.
A negação do mito da pureza do ponto de vista artístico: a confluência de linguagens e meios e a dispersão de suportes.
A centralidade do híbrido, do ambíguo e do marginal na “Tropicália” e na arte do período: a mistura da síntese construtiva e do experimental, do rigor geométrico e da improvisação da arquitetura das favelas, da ordem e do desequilíbrio, do bom e do mau gosto, da arte e dos novos meios e dos elementos naturais.
O eco nas diferentes manifestações artísticas do período: o cinema e a nova música popular do grupo reunido por Caetano Veloso e Gilberto Gil.
AA.VV. (2012): H. O. supra sensorial, a obra de Hélio Oiticica (Rio de Janeiro: N-Imagem).
AYALA, Waldir (s.d.): Arte brasileira contemporânea (Rio de Janeiro: Colorama).