Dois géneros (e matrizes) fundamentais e diversos da música popular brasileira: o choro e o samba.
21 Outubro 2015, 14:00 • ALVA MARTINEZ TEIXEIRO
Visualização e análise de um breve fragmento do documentário "Brasileirinho": um género eminentemente instrumental, caraterizado e apreciado por causa do virtusismo e a capacidade de improvisação. O teor melancólico do choro. O hibridismo musical do choro e a integração das diferentes matrizes culturais brasileiras.
O avesso do choro: o Brasil festivo do samba.
Origens e evolução do samba: um género embelecido e transformado a partir das influências musicais afro-brasileiras. O nascimento do samba carioca na Praça Onze, a ‘pequena África’ dos imigrantes que se deslocaram para a capital por causa do declínio das plantações de cacau e café da Bahia e da abolição da escravatura.
Os compositores da cidade e os compositores do morro: o samba comercial e o samba festivo e efémero.
Bibliografia:
CABRAL, Sérgio (1997): Pixinguinha, vida e obra (Rio de Janeiro: Editora Lumiar).
RANGEL, Lúcio (1962): Sambistas e chorões (Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves).
Bibliografia: CALDAS, Waldenyr (1985): Iniciação à música popular brasileira (São Paulo: Ática).
MACGOWAN, Chris (1999): Le son du Brésil: samba, bossa nova et musique populaire brésilienne (Paris: Lusophone).
TRAVASSOS, Elizabeth (2000): Modernismo e música brasileira (Rio de Janeiro: Jorge Zahar).