O fim das fronteiras entre arte e mundo: a instalação de Hélio Oiticica Tropicália, precursora dos caminhos da arte atual

2 Dezembro 2015, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

O 'Projeto ambiental' de Hélio Oiticica.

O construtivismo favelado de Tropicália: a perspetiva etnológica e política da arte.

O ambiente tropical da instalação e a sensação ‘de que se estaria de novo pisando na terra’. Os símbolos do tropical e a sua função: a objetivação de uma imagem brasileira através da ‘devoração’ dos símbolos culturais. A negação da figuração de uma determinada realidade nacional através da arte.

A negação do mito da pureza do ponto de vista cultural: a importância da mestiçagem na formação e renovação da cultura brasileira.

A participação do público na “Tropicália”: da imagem à experiência e da contemplação à perceção.

 

Bibliografia:

AA.VV. (2002): Esthétique des favelas: les favelas de Rio à travers l'oeuvre de Hélio Oiticica/Paola Berenstein (Paris/Budapeste/Torino: L'Harmattan).

AA.VV. (2008): Hélio Oiticia: a pintura depois do quadro. Organizado por Luciano Figueiredo (Rio de Janeiro: Silvia Roesler Edições de Arte).