O princípio do prazer vs. o princípio de realidade: o Carnaval

28 Outubro 2015, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Noel Rosa e a denúncia da exploração no samba “Com que roupa?”.

O fenómeno da contaminatio na cultura popular: a ‘transferência’ dos valores da exuberância e da Beleza presentes na idealização edénica da natureza brasileira para os seus habitantes: Carmen Miranda, símbolo de um Brasil de 'exportação', de prazer e extravagância.

Análise de algumas das possíveis razões da adaptação e da apropriação simbólica de tópicos pertencentes à cultura erudita (do Romantismo e do Modernismo) na cultura brasileira popular da primeira metade do século XX: a importância dos produtos culturais ‘de massa’, nomeadamente, do folhetim e o cinema.

Análise de um excerto do ensaio Rio de Janeiro – Carnaval no fogo de Ruy Castro sobre o Carnaval: o significado real e simbólico do Carnaval. O olhar ‘de fora’ e ‘de dentro’ a respeito desse fenómeno cultural.


Bibliografia:

CASTRO, RUY (2003): Rio de Janeiro – Carnaval no fogo (São Paulo: Companhia das Letras).

DAMATTA, Roberto (1997): Carnavais, malandros e heróis: para uma sociologia do dilema brasileiro (Rio de Janeiro: Rocco [6ª ed.]).

VIANNA, Hermano (1995): O mistério do samba (Rio de Janeiro: Jorge Zahar).