Apresentação do programa

23 Setembro 2015, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Apresentação do programa e objetivos da unidade curricular. Caraterização e fundamentação do programa. Metodologia de trabalho a seguir ao longo do semestre. Comentário crítico da bibliografia. Critérios de avaliação.

Nessa primeira aula da disciplina, os alunos foram informados de que fora detetado um erro no apartado “Conteúdos programáticos” do Programa da disciplina disponibilizado no site da FLUL: o primeiro movimento e período artístico analisado será o Modernismo e não o Concretismo.

 

Objetivos de aprendizagem

Esta unidade curricular visa familiarizar os estudantes com os instrumentos conceituais, metodológicos e analíticos adequados ao estudo da cultura.

Igualmente, pretende-se a aquisição de uma visão de conjunto da formação da cultura brasileira contemporânea. Parte-se, principalmente, da reflexão e problematização dos debates e conflitos gerados pelo cruzamento entre diferentes tradições culturais e novos movimentos artísticos na história do Brasil dos séculos XX e XXI. Nesta ordem de ideias, a partir das novas perspetivas para o estudo da questão cultural, procura-se repensar criticamente o exame e a compreensão da Cultura Brasileira, nomeadamente das artes musicais e visuais, e o aperfeiçoamento das capacidades de interpretação, de análise e de síntese.

 

Conteúdos programáticos

O estudo da formação cultural brasileira parte de uma perspetiva interdisciplinar, incluindo uma ampla variedade de abordagens, da história cultural à sociologia, da antropologia à análise literária ou artística.

Os principais eixos do programa são: o multiculturalismo, a diversidade, a globalização e o relativismo cultural;  o dinamismo e a cultura; as relações entre a cultura erudita, a cultura popular e a cultura de massas.

Deste modo, para obter uma visão panorâmica destas questões e, ao mesmo tempo, indagar as particularidades, continuidades e ruturas, analisaremos e relacionaremos diversos momentos e movimentos musicais (do samba à Bossa e ao Tropicalismo) e artísticos (do Modernismo e do Concretismo à Pós-Modernidade).

 

 

Metodologias de ensino e critérios de avaliação

Esta unidade curricular parte de uma perspetiva interdisciplinar e utiliza uma metodologia eclética. Segue-se um modelo mais dialógico que expositivo, privilegiando-se, por isso, a participação oral informada. Os estudantes são estimulados a fazerem a sua própria pesquisa a propósito dos diferentes tópicos estudados, colocando em aula os seus resultados.

Segundo os critérios indicados no Regulamento Geral de Avaliação, aplica-se o regime de avaliação contínua. Dentro destas coordenadas, a organização das aulas é teórico-prática. A avaliação será realizada a partir de quatro elementos obrigatórios: assiduidade e participação (10%), breves trabalhos individuais e escritos (20%), uma primeira prova escrita e presencial (30%) e uma prova final, escrita e presencial (40%).

 

Trabalho escrito e individual. Trata-se de uma recensão crítica de um dos seguintes livros: Desde que o samba é samba de Paulo Lins, Chega de saudade – A história e as histórias da Bossa Nova de Ruy Castro, Verdade tropical de Caetano Veloso, Relâmpagos – Dizer o ver de Ferreira Gullar, A curva do tempo de Oscar Niemeyer, Antologia de Arnaldo Antunes ou Vai, Brasil de Alexandra Lucas Coelho. Data-limite de entrega do trabalho escrito e individual: 2 de dezembro de 2015.

 

A primeira prova escrita e presencial foi marcada para o dia 30 de outubro de 2015 e a prova final, escrita e presencial para o dia 16 de dezembro de 2015.

 

Bibliografia

AA.VV. (2012): This is Brazil!! (A Coruña: Concello de A Coruña).

AA. VV. (2000): Século 20: Arte do Brasil (Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian).

ANTUNES, Arnaldo (2006): Antologia (Vilanova de Famalicão: Edições Quasi).

CALINESCU, Matei (1987): Five Faces of Modernity (Durham: Duke University Press).

CASTRO, Ruy (2008): Chega de saudade – A história e as histórias da Bossa Nova (São Paulo: Companhia das Letras).

CHALLIER, Marion [Org.] (2005): MPB – Musique populaire brésilienne (Paris: Cité de la musique).

COMPAGNON, Antoine (1990): Les cinq paradoxes de la modernité (Paris: Seuil).

GULLAR, Ferreira (2003): Relâmpagos – Dizer o ver (São Paulo: Cosac & Naify).

MAMMÌ, Lorenzo (2012): O que resta. Arte e crítica de arte (São Paulo: Companhia das Letras).

VELOSO, Caetano (1997): Verdade tropical (São Paulo: Companhia das Letras).

ZAPPA, Regina (2004): Chico Buarque para todos (Rio de Janeiro: Relume Dumará).

 

Será fornecida aos alunos uma antologia de textos críticos destinada a ilustrar e problematizar as questões teóricas estudadas.

 

Acompanhamento por e-mail.

Sessões de atendimento/acompanhamento: às quartas-feiras das18h às 19h. (sujeita a marcação prévia) ou marcadas individualmente com os alunos.

 

Observações:

Os estudantes-trabalhadores e quaisquer outros que, por uma razão justificada e debidamente documentada, não possam assistir regularmente às aulas deverão contactar o professor durante a primeira ou segunda semana de aulas para planificação conjunta das actividades a desenvolver e do acompanhamento necessário.

O número de alunos inscritos pode levar a pequenas modificações do programa.