Algumas tendências significativas da Cultura Brasileira pós-moderna

18 Dezembro 2015, 14:00 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

O alargamento do campo poético na contemporaneidade através de certas propostas musicais da MPB. Caraterísticas desta proposta poético-musical: a presença de uma poética implícita nas letras de determinadas canções, a consciência poética e a participação social.

A ironia, a a poética do fragmentar e a técnica compositiva da ‘colagem’ na música contemporânea: breve análise da canção “Alfagamebetizado”.


A importância da interdisciplinaridade na cultura brasileira contemporânea: os diálogos interartísticos pós-modernos.

 

As interferências urbanas na arte contemporânea. A importância dos materiais não-artísticos nas instalações e reflexões a respeito das artes plásticas do artista contemporâneo Nuno Ramos. O diálogo interartístico presente nas suas obras: breve análise de uma proposta interdisciplinar (instalação/fotografia/ensaio) em homenagem a Tom Jobim e Vinícius de Moraes, inspirada na canção “O morro não tem vez”. Os ecos do experimentalismo de Hélio Oiticica (das novas possibilidades artísticas inauguradas pelo artista, tais como os novos meios e suportes e as interferências urbanas) presentes na arte brasileira contemporânea. 


Bibliografia:

FERRÁZ, Geraldo (1975): Retrospectiva: figuras, raízes e problemas da arte contemporânea (São Paulo: Cultrix).

TASSINARI, Alberto e NAVES, Rodrigo (2000): Nuno Ramos (Rio de Janeiro/São Paulo: Centro de Arte Helio Oiticica/Museu de Arte Moderna).