Unidade Curricular | Course Unit

Cultura Brasileira Contemporânea

 

Código da Unidade Curricular | Course ID

99063

 

ECTS | Credits

6 ECTS

 

Ciclo de Estudos | Level

1º Ciclo

 

Semestre | Semester

1º Semestre | Autumn Semester

 

Docente(s) | Instructor(s)

Alva Martínez Teixeiro

 

Língua de ensino | Language of instruction

Português

 

Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)

Esta unidade curricular visa familiarizar os estudantes com os instrumentos conceituais, metodológicos e analíticos adequados ao estudo da cultura.

Igualmente, pretende-se a aquisição de uma visão de conjunto da formação da cultura brasileira contemporânea. Parte-se, principalmente, da reflexão e problematização dos debates e conflitos gerados pelo cruzamento entre diferentes tradições culturais e novos movimentos artísticos na história do Brasil dos séculos XX e XXI. Nesta ordem de ideias, a partir das novas perspetivas para o estudo da questão cultural, procura-se repensar criticamente o exame e a compreensão da Cultura Brasileira, nomeadamente das artes musicais e visuais, e o aperfeiçoamento das capacidades de interpretação, de análise e de síntese.  

O estudo da formação cultural brasileira parte de uma perspetiva interdisciplinar, incluindo uma ampla variedade de abordagens, da história cultural à sociologia, da antropologia à análise literária ou artística.

Os principais eixos do programa são: o multiculturalismo, a diversidade, a globalização e o relativismo cultural;  o dinamismo e a cultura; as relações entre a cultura erudita, a cultura popular e a cultura de massas.

Deste modo, para obter uma visão panorâmica destas questões e, ao mesmo tempo, indagar as particularidades, continuidades e ruturas, analisaremos e relacionaremos diversos momentos e movimentos musicais (do samba à Bossa Nova e ao Tropicalismo) e artísticos (do Modernismo à Pós-Modernidade).

 

 

Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)

Esta unidade curricular parte de uma perspetiva interdisciplinar e utiliza uma metodologia eclética. Segue-se um modelo mais dialógico que expositivo, privilegiando-se, por isso, a participação oral informada. Os estudantes são estimulados a fazerem a sua própria pesquisa a propósito dos diferentes tópicos estudados, colocando em aula os seus resultados.

Segundo os critérios indicados no Regulamento Geral de Avaliação, aplica-se o regime de avaliação contínua. Dentro destas coordenadas, a organização das aulas é teórico-prática. A avaliação será realizada a partir de quatro elementos obrigatórios: assiduidade e participação (10%), breves trabalhos individuais e escritos (20%), uma primeira prova escrita e presencial (30%) e uma prova final, escrita e presencial (40%).  

 

Bibliografia (selection) | Readings (selection)

AA.VV. (2012): This is Brazil!! (A Coruña: Concello de A Coruña).

AA. VV. (2000): Século 20: Arte do Brasil (Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian).

ANTUNES, Arnaldo (2006): Antologia (Vilanova de Famalicão: Edições Quasi).

CALINESCU, Matei (1987): Five Faces of Modernity (Durham: Duke University Press).

CASTRO, Ruy (2008): Chega de saudade – A história e as histórias da Bossa Nova (São Paulo: Companhia das Letras).

COMPAGNON, Antoine (1990): Les cinq paradoxes de la modernité (Paris: Seuil).

GULLAR, Ferreira (2003): Relâmpagos – Dizer o ver (São Paulo: Cosac & Naify).

VELOSO, Caetano (1997): Verdade tropical (São Paulo: Companhia das Letras).

ZAPPA, Regina (2004): Chico Buarque para todos (Rio de Janeiro: Relume Dumará).

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