Sumários

Segundo teste da disciplina Cultura Brasileira Contemporânea

15 Dezembro 2021, 15:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Segundo teste da disciplina Cultura Brasileira Contemporânea


Tropicália e Tropicalismo

14 Dezembro 2021, 15:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

Revisão da matéria dada.
Visualização e análise de um breve fragmento do documentário Tropicália (2012), de Marcelo Machado.



O fim das fronteiras entre arte e mundo: a instalação de Hélio Oiticica Tropicália, precursora dos caminhos da arte atual

7 Dezembro 2021, 15:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

O construtivismo favelado de Tropicália: a perspetiva etnológica e política da arte.

O ambiente tropical da instalação e a sensação ‘de que se estaria de novo pisando na terra’. Os símbolos do tropical e da cultura de massas: a objetivação de uma imagem brasileira através da ‘devoração’ dos seus símbolos culturais.

A negação do mito da pureza do ponto de vista cultural: a importância da mestiçagem na formação e renovação da cultura brasileira.

A participação do público na “Tropicália”: da imagem à experiência e da contemplação à perceção.

 

 

Bibliografia:

AA.VV. (2002): Esthétique des favelas: les favelas de Rio à travers l'oeuvre de Hélio Oiticica/Paola Berenstein (Paris/Budapeste/Torino: L'Harmattan).

AA.VV. (2008): Hélio Oiticia: a pintura depois do quadro. Organizado por Luciano Figueiredo (Rio de Janeiro: Silvia Roesler Edições de Arte).


A exemplaridade da prática artística de Hélio Oiticica no Brasil contemporâneo

30 Novembro 2021, 15:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A proposta concretas e neoconcreta: as pesquisas plásticas, esculturais e performativas dos artistas.

O pioneirismo, a rápida evolução e aperfeiçoamento e a lúcida reflexão crítica de Hélio Oiticica nas décadas de '50 e '60.

Exame sintético das primeiras pesquisas a respeito da problemática cor-tempo-espaço nos Monocromáticos e nos Bilaterais. As primeiras obras tridimensionais de Oiticica: os Relevos e os Núcleos. A superação da arte visual: o PN1, a primeira pintura habitável pelo espetador.

A consequência fundamental desse primeiro Penetrável: a valorização do corpo como elemento determinante na perceção e as pesquisas sensoriais. Os Bólides e os Parangolés.

 

Bibliografia:

AA.VV. (2012): This is Brazil! (A Coruña: Ayuntamiento de A Coruña).

BRITO, Ronaldo (1999): Neoconcretismo: vértice e ruptura do projeto construtivo brasileiro (São Paulo: Cosac & Naifi).

GULLAR, Ferreira (1985): Etapas da arte contemporânea: do Cubismo ao Neoconcretismo (São Paulo: Nobel).


O entrecruzamento da poesia e da música nas práticas culturais brasileiras contemporâneas (II)

24 Novembro 2021, 15:30 ALVA MARTINEZ TEIXEIRO

A poética de Arnaldo Antunes. Audição de duas canções do artista: «O pulso» e «Nome não».

A  consagração da tradição concreta. Breve análise da canção «Sampa» de Caetano Veloso: a integração dos princípios da poesia concreta na discursividade lírica da canção popular. A íntima ligação e interação entre a poesia concreta e o tecido urbano da cidade de São Paulo.

FERNANDES JÚNIOR, Antônio (2007): Os entre-lugares do sujeito e da escritura em Arnaldo Antunes. Tese de Doutoramento apresentada ao Programa de Pósgraduação em Estudos Literários  da Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Estadual Paulista. Disponível em:

http://docplayer.com.br/45771766-Antonio-fernandes-junior-os-entre-lugares-do-sujeito-e-da-escritura-em-arnaldo-antunes.html

PAZ, Octavio (1991): Convergencias. Ensayos en arte y literatura (Barcelona: Seix Barral). Disponível em:

http://zeratul.octacom.com.br/convergencias-ensayos-en-arte-y-literatura.pdf

ZUMTHOR, Paul (1983): Introduction à la poésie orale (Paris: Ed. Du Seuil).