Sumários

1. Aula lecionada via plataforma ‘zoom’. Trabalhos de grupo/individuais (8/5). 2. Informações sobre o Exame de Época Especial de Avaliação Final Alternativa - 2.º Semestre

8 Maio 2020, 08:00 Pedro Lage Reis Correia

Discussão sobre os trabalhos de grupo/individuais. (8/5)

Informações sobre o Exame de Época Especial de Avaliação Final Alternativa - 2.º Semestre:

Exame à distância (com consulta). Envio do enunciado e devolução das respostas escritas por email (em suporte ‘word’ ou ‘pdf’). O exame tem duas perguntas de resposta obrigatória.

O exame decorre no dia 3 de Junho, entre as 8.00-10.00 horas, com uma tolerância adicional de 20 minutos. As respostas devem ser enviadas, o mais tardar, até às 10.20. Enunciado enviado por email para os alunos, alguns minutos antes das 8.00 horas.

No dia 30 de Maio, findo o prazo de inscrição, cada aluno inscrito recebe por email as informações referidas sobre o exame.


Suspensão das aulas presenciais como medida preventiva sobre a contaminação da pandemia COVID-19. Exame escrito (via email)

6 Maio 2020, 08:00 Pedro Lage Reis Correia

Exame escrito realizado no período de tempo da aula e enviado por email.


Suspensão das aulas presenciais como medida preventiva sobre a contaminação da pandemia COVID-19. – Aula lecionada via plataforma ‘zoom/colibri’. Cultura coreana e globalização (sécs. XX - XXI) (II)

29 Abril 2020, 08:00 Pedro Lage Reis Correia

Cultura coreana e globalização (sécs. XX - XXI) (II): Coreia do Norte: memoriais e construção monumental: a materialização do conceito de ‘juche’.

República da Coreia: A implantação do sistema Yusin e a reacção do mundo cultural sul-coreano. O ‘movimento literário nacional’ e a emergência de uma literatura de uma consciência social a partir da década de 70. Práticas religiosas na República da Coreia: Budismo Jogye e Cristianismo como espaços de debate e afirmação de direitos cívicos.

A preservação da cultura tradicional no contexto sul-coreano. O sistema educativo na segunda metade do séc. XX. O surgimento de uma indústria cinematográfica sul-coreana. O cinema como instrumento de análise social. A relevância do desporto para a afirmação internacional sul-coreana (de Seoul, 1988 a Pyeongchang, 2018). A crise de 1997 e a reconversão da indústria sul-coreana: a emergência de uma indústria de entretenimento áudio-visual. A onda coreana ‘hallyu’ e o fenómeno K-pop. Impacto nas práticas de consumo. Séc. XXI: identidade sul-coreana num contexto de globalização.


Suspensão das aulas presenciais como medida preventiva sobre a contaminação da pandemia COVID-19. – Aula lecionada via plataforma ‘zoom/colibri’. Cultura coreana e globalização (sécs. XX - XXI) (I)

24 Abril 2020, 08:00 Pedro Lage Reis Correia

Cultura coreana e globalização (sécs. XX - XXI) (I): A República da Coreia no enquadramento Norte-Americano: a emergência definitiva da civilização ocidental como paradigma de desenvolvimento. A ‘cultura pop’ como instrumento de expressão social. Cinema sul-coreano na década de 60. A Coreia do Norte: o conceito de ‘Juche’: Socialismo e identidade nacional. Sistema educativo. Cultura e liberdade individual. Estética e orientação artística e cultural. Vivência do religioso no contexto norte-coreano.


Suspensão das aulas presenciais como medida preventiva sobre a contaminação da pandemia COVID-19. – Aula lecionada via plataforma ‘zoom/colibri’. Modernidade cultural coreana no contexto das expansões imperiais (séc. XX) (II)

22 Abril 2020, 08:00 Pedro Lage Reis Correia

Modernidade cultural coreana no contexto das expansões imperiais (séc. XX) (II). Os sectores culturais na mobilização nacionalista na marcha de Março de 1919. A política cultural do governo colonial japonês na década de 20: a Lei Cultural (1919) e a Lei de Imprensa (1920). O ‘Movimento Nova Vida’ e o mundo cultural. A emergência de correntes literárias de matriz ocidental. O impacto da ideologia marxista no nacionalismo coreano. O movimento estudantil coreano: contestação e radicalização: os levantamentos de 1926-1929. Mundo cultural coreano e movimentos nacionalistas entre 1930 e 1945. Alfabetização e nacionalismo na década de 30.