Sumários
Sessão (extra). Continuação da aula anterior, incompleta por deficiente funcionamento da plataforma ‘zoom/colibri’ no dia 17/4. Modernidade cultural coreana no contexto das expansões imperiais (séc. XX) (I)
18 Abril 2020, 08:00 • Pedro Lage Reis Correia
Modernidade cultural coreana no contexto das expansões imperiais (séc. XX) (I). A expansão imperial japonesa e o Protectorado (1905) e anexação da Coreia (1910). O associativismo e a imprensa como campos de acção nacionalista. Choe Nam-seon (1890-1957), símbolo da resistência cultural. O cultivo da memória histórica e cultura: bases da persistência da identidade coreana. O sistema educativo no contexto da presença japonesa.
Suspensão das aulas presenciais como medida preventiva sobre a contaminação da pandemia COVID-19. – Aula lecionada somente a partir das 9.00 horas por deficiente funcionamento da plataforma ‘zoom/colibri’. Modernidade cultural coreana no contexto das expansões imperiais (séc. XX) (I)
17 Abril 2020, 08:00 • Pedro Lage Reis Correia
Modernidade cultural coreana no contexto das expansões imperiais (séc. XX) (I). A conjuntura internacional asiática no final do séc. XIX/início do séc. XX: impacto na identidade coreana. A adaptação das correntes Yi Hwang e de Yi I à conjuntura externa. O ‘Clube da Independência’ (1896) como base do nacionalismo coreano. Seo Jae -pil (1864-1951) e a configuração de uma nova tipologia de letrado A emergência da imprensa escrita como fenómeno cultural do mundo urbano. O Movimento ‘Sinsoseol’ e a nova ficção coreana.
Agendamento de sessão extraordinária para conclusão da matéria desta sessão (Sábado, 18/4 – 8.00-9.00)
Suspensão das aulas presenciais como medida preventiva sobre a contaminação da pandemia COVID-19. – Aula lecionada via plataforma ‘zoom/colibri’. A ‘Cultura Yangban’ – Neo-confucionismo e a redefinição de uma cultura nacional coreana (III)
15 Abril 2020, 08:00 • Pedro Lage Reis Correia
A ‘Cultura Yangban’ – Neo-confucionismo e a redefinição de uma cultura nacional coreana (III). Choe Je-u (1824-1864) e a doutrina Tonghak. Movimentos reformistas e a emergência de uma literatura de contestação (sécs. XV-XVIII). A estética neo-confucionista no período Joseon. A literatura no início do séc. XIX: o conhecimento empírico como fundamento da acção política.
Aula (extra) lecionada via plataforma ‘zoom/colibri’. A ‘Cultura Yangban’ – Neo-confucionismo e a redefinição de uma cultura nacional coreana (II)
8 Abril 2020, 08:00 • Pedro Lage Reis Correia
A ‘Cultura Yangban’ – Neo-confucionismo e a redefinição de uma cultura nacional coreana (II). O debate interno neo-confucionista (sécs. XVI-XVIII): Os modelos ético-políticos de Yi Hwang e Yi I no séc. XVI. O sistema hangul no contexto neo-confucionista do Estado Joseon. A historiografia no período Joseon. O movimento Sirhak nos sécs. XVII-XVIII. O Cristianismo no contexto da rivalidade entre correntes neo-confucionistas.
Suspensão das aulas presenciais como medida preventiva sobre a contaminação da pandemia COVID-19. – Aula lecionada via plataforma ‘zoom/colibri’. A ‘Cultura Yangban’ – Neo-confucionismo e a redefinição de uma cultura nacional coreana (I)
3 Abril 2020, 08:00 • Pedro Lage Reis Correia
O final do período Goryeo (II): A Restauração Goryeo (1356-1392) . O final do período Goryeo e a ascensão dos letrados no quadro político-social. A emergência da matriz confucionista como padrão culturalmente dominante.
A ‘Cultura Yangban’ – Neo-confucionismo e a redefinição de uma cultura nacional coreana (I). O Período Joseon (1392 - 1910) Yi Song-gye e a ascensão da dinastia Yi: formação de um novo quadro político dominado pelos ‘yangban’. Debate e confronto entre os ‘letrados meritórios’ e os letrados neo-confucionistas (sécs. XV-XVI). A vitória do modelo neo-confucionista.