Sumários

Programa, planificação do ano e avaliação

22 Setembro 2015, 14:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Planificação do ano lectivo: aulas e conteúdos, calendarização das provas escritas e dos trabalhos a apresentar individualmente, o peso de cada elemento de avaliação, a bibliografia recomendada e a obrigatória. Testes de aula marcados para 26-11e 05.01, prova suplementar 07.01. Provas orais sobre o teatro deÉsquilo, para 29.10; sobre o teatro de Sófocles 10.11; sobre o teatro de Eurípides 19 e 24.11. Fichas de leitura sobre os PH 13.10 e sobre a Eneida 17.12.   Marcação do horário de atendimento (quintas feiras das 16-18). Conversação sobre o apoio dado a uma aluna com necessidades educativas especiais.

PLANIFICAÇÃO

 

Diversidade Cultural

do Mundo Mediterrâneo.

Os Poemas Homéricos e a Idade dos Heróis

 

 

Aulas 22 e 24.9

A Ilíada e a aretê heróica

 

 

 

 

 

Aulas 29.09

01.10

Ulisses e o sentido da viagem: imaginário, fantástico e quotidiano

 

 

 

Aulas 6.10 e 8.10

 

FICHA DE LEITURA

ILÍADA E ODISSEIA

 

13.10

_________________

A época arcaica: o homem, a sociedade e o sobrenatural

 

 

 

Aula 13. 15.10

 

Cultura e Sociedade na Atenas do séc. V a.C.

A Democracia Ateniense. Das Guerras Pérsicas ao apogeu de Atenas

 

Aulas 20.10

 

Ésquilo e a ascensão da cultura ateniense

 

Obras:

Oresteia e Persas

 

Aulas 22, 27 e 29.10

 

29.10: apresentações de alunos

 

Sófocles e o apogeu da tragédia

 

Obras:

Rei Édipo e Antígona

 

 

 

Aulas 03.11, 05.11 e 10.11

 

10.11: apresentações de alunos

 

Eurípides e a transformação da cultura ateniense

 

Obras:

Medeia, Bacantes, Troianas, Alceste

 

Aulas:

12.11, 17.11, 19.11, 24.11

 

19 e 24.11: apresentações de alunos

 

TESTE DE AULA

 

Prova escrita presencial, para avaliar conhecimentos pontuais da primeira e segunda partes do programa

 

26.11

Expressões culturais da Roma do séc. I a.C. A geração de Augusto: dos finais da República romana ao nascimento do Principado

 

Aula 01.12

 

 

Mitos da fundação de Roma como ideário de um Império

 

 

 

 

Aulas 03.12

 

 

A Eneida e o seu significado: da exaltação de valores romanos à expressão de valores universais

 

 

Aulas 08.12, 10.12, 15.12

 

Aula de 17.12: ficha de leitura sobre a Eneida e balanço do semestre.

Prova escrita presencial geral: 5.1: Avalia a aquisição de conhecimentos, competências e respostas críticas de todos os pontos do programa.

Prova suplementar: 7.1 (serve a quem faltou a uma das duas provas)

 

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:

GRAZIOSI, Barbara; GREENWOOD, Emily (2007).  Homer in the Twentieth Century – Between World Literature and Western Canon, Oxford University Press.

BOARDMAN J., GRIFFIN, J., MURRAY, O. (1986). The Oxford History of the Classical World. Oxford University Press.

BOUVIER, David (2002). Le sceptre et la lyre – L’Iliade ou les héros de la mémoire. Grenoble, Jerôme Millon.

ROCHA PEREIRA, Maria Helena (1998). Estudos da História da Cultura Clássica. I Cultura Grega. 8ª ed. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

ROCHA PEREIRA, Maria Helena (1990). Estudos da História da Cultura Clássica. II Cultura Romana. 2ª ed. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.

GALINSKY, K. (1996). Augustan Culture: an Interpretative Introduction. Princeton, N.I.

PRICE, S., KEARNS, E. (2004). The Oxford Dictionary of Classical Myth and Religion. Oxford University Press.

 

OBRAS DE LEITURA OBRIGATÓRIA:

 

OBRAS


EDIÇÕES POSSÍVEIS

ILÍADA


Cotovia

ODISSEIA


Cotovia

Lírica Arcaica


Cotovia e Hélade

Persas, Ésquilo


Edições 70

Oresteia, Ésquilo


Edições 70

Rei Édipo, Sófocles


Edições 70

Antígona, Sófocles


Gulbenkian

Alceste, Eurípides


INCM

Medeia, Eurípides

15 Novembro

Gulbenkian

Troianas, Eurípides

22 Novembro

Edições 70

Bacantes, Eurípides

22 Novembro

Edições 70

Ab Vrbe condita, Lívio

29 Novembro

 

Eneida, Vergílio

6 Dezembro

Bertrand


Apresentação e normas

21 Setembro 2015, 10:00 André Filipe Veloso Nunes Simões

Apresentação do programa da unidade.
Normas de avaliação.

p { margin-bottom: 0.25cm; direction: ltr; color: rgb(0, 0, 0); line-height: 120%; }p.western { font-family: "Liberation Serif","Times New Roman",serif; font-size: 12pt; }p.cjk { font-family: "Droid Sans Fallback"; font-size: 12pt; }p.ctl { font-family: "FreeSans"; font-size: 12pt; }

I. Nas origens da Cultura Clássica: uma mundividência mediterrânea (VIII BC).

Oralidade, criatividade e memória - a guerra e o poeta que (não?) existiram.

Antropologia, ‘teologia’ e cosmologia – entre o mundo pré-clássico e o Egeu.

Expressões culturais do mundo político: festivais, jogos, templos e etiologias.

Agathoi vs. kakoi: a dimensão cultural de um debate político.

LEITURAS:

Homero, Ilíada.

Homero, Odisseia.

Leitura de excertos de Hesíodo, Sólon e Teógnis de Mégara.



II. A cultura grega: os exemplos de Atenas e do reino ptolemaico.

As expressões culturais democráticas – as Panateneias; as Dionísias; o culto de Elêusis.

A polis em cena: a superioridade de Atenas; os heróis democráticos; a guerra.

A ‘escola da Hélade’: a construção ‘histórica’ da identidade ateniense.

A revolução cultural alexandrina: características gerais.



LEITURAS:

Ésquilo, Agamémnon.

Sófocles, Rei Édipo.

Eurípides, Troianas.

Leitura de excertos de Heródoto e de Tucídides



III. A cultura em Roma: o mundo augustano.

‘Helenização de Roma’: mitos autóctones e de importação – em torno de uma identidade.

Círculos e agentes culturais em Roma: atracção da Vrbs e proximidade do Princeps..

Poesia e poder: tensões polifónicas entre modelos helénicos e a refundação da Vrbs.



LEITURAS

Vergílio, Eneida.



Avaliação

p { margin-bottom: 0.25cm; direction: ltr; color: rgb(0, 0, 0); line-height: 120%; }p.western { font-family: "Liberation Serif","Times New Roman",serif; font-size: 12pt; }p.cjk { font-family: "Droid Sans Fallback"; font-size: 12pt; }p.ctl { font-family: "FreeSans"; font-size: 12pt; }

Duas provas escritas presenciais com ponderação 40%+50%.

Datas:

1.ª prova - 23 e 25 de Novembro de 2015 (duas chamadas)

2.ª prova - 11 de Janeiro de 2016



Avaliação contínua: 10%