Sumários
Programa, planificação do ano e avaliação
22 Setembro 2015, 14:00 • Ana Alexandra Alves de Sousa
Planificação do ano lectivo: aulas e conteúdos, calendarização das provas escritas e dos trabalhos a apresentar individualmente, o peso de cada elemento de avaliação, a bibliografia recomendada e a obrigatória. Testes de aula marcados para 26-11e 05.01, prova suplementar 07.01. Provas orais sobre o teatro deÉsquilo, para 29.10; sobre o teatro de Sófocles 10.11; sobre o teatro de Eurípides 19 e 24.11. Fichas de leitura sobre os PH 13.10 e sobre a Eneida 17.12. Marcação do horário de atendimento (quintas feiras das 16-18). Conversação sobre o apoio dado a uma aluna com necessidades educativas especiais.
PLANIFICAÇÃO
Diversidade Cultural do Mundo Mediterrâneo. Os Poemas Homéricos e a Idade dos Heróis
Aulas 22 e 24.9 |
A Ilíada e a aretê heróica
Aulas 29.09 01.10 |
Ulisses e o sentido da viagem: imaginário, fantástico e quotidiano
Aulas 6.10 e 8.10 |
FICHA DE LEITURA ILÍADA E ODISSEIA
13.10 _________________ A época arcaica: o homem, a sociedade e o sobrenatural
Aula 13. 15.10 |
Cultura e Sociedade na Atenas do séc. V a.C. A Democracia Ateniense. Das Guerras Pérsicas ao apogeu de Atenas
Aulas 20.10 |
Ésquilo e a ascensão da cultura ateniense
Obras: Oresteia e Persas
Aulas 22, 27 e 29.10
29.10: apresentações de alunos |
Sófocles e o apogeu da tragédia
Obras: Rei Édipo e Antígona
Aulas 03.11, 05.11 e 10.11
10.11: apresentações de alunos |
Eurípides e a transformação da cultura ateniense
Obras: Medeia, Bacantes, Troianas, Alceste
Aulas: 12.11, 17.11, 19.11, 24.11
19 e 24.11: apresentações de alunos |
TESTE DE AULA
Prova escrita presencial, para avaliar conhecimentos pontuais da primeira e segunda partes do programa
26.11 |
Expressões culturais da Roma do séc. I a.C. A geração de Augusto: dos finais da República romana ao nascimento do Principado
Aula 01.12
|
Mitos da fundação de Roma como ideário de um Império
Aulas 03.12
|
A Eneida e o seu significado: da exaltação de valores romanos à expressão de valores universais
Aulas 08.12, 10.12, 15.12 |
Aula de 17.12: ficha de leitura sobre a Eneida e balanço do semestre.
Prova escrita presencial geral: 5.1: Avalia a aquisição de conhecimentos, competências e respostas críticas de todos os pontos do programa.
Prova suplementar: 7.1 (serve a quem faltou a uma das duas provas)
BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:
GRAZIOSI, Barbara; GREENWOOD, Emily (2007). Homer in the Twentieth Century – Between World Literature and Western Canon, Oxford University Press.
BOARDMAN J., GRIFFIN, J., MURRAY, O. (1986). The Oxford History of the Classical World. Oxford University Press.
BOUVIER, David (2002). Le sceptre et la lyre – L’Iliade ou les héros de la mémoire. Grenoble, Jerôme Millon.
ROCHA PEREIRA, Maria Helena (1998). Estudos da História da Cultura Clássica. I Cultura Grega. 8ª ed. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
ROCHA PEREIRA, Maria Helena (1990). Estudos da História da Cultura Clássica. II Cultura Romana. 2ª ed. Lisboa, Fundação Calouste Gulbenkian.
GALINSKY, K. (1996). Augustan Culture: an Interpretative Introduction. Princeton, N.I.
PRICE, S., KEARNS, E. (2004). The Oxford Dictionary of Classical Myth and Religion. Oxford University Press.
OBRAS DE LEITURA OBRIGATÓRIA:
OBRAS |
|
EDIÇÕES POSSÍVEIS |
ILÍADA |
|
Cotovia |
ODISSEIA |
|
Cotovia |
Lírica Arcaica |
|
Cotovia e Hélade |
Persas, Ésquilo |
|
Edições 70 |
Oresteia, Ésquilo |
|
Edições 70 |
Rei Édipo, Sófocles |
|
Edições 70 |
Antígona, Sófocles |
|
Gulbenkian |
Alceste, Eurípides |
|
INCM |
Medeia, Eurípides |
15 Novembro |
Gulbenkian |
Troianas, Eurípides |
22 Novembro |
Edições 70 |
Bacantes, Eurípides |
22 Novembro |
Edições 70 |
Ab Vrbe condita, Lívio |
29 Novembro |
|
Eneida, Vergílio |
6 Dezembro |
Bertrand |
Apresentação e normas
21 Setembro 2015, 10:00 • André Filipe Veloso Nunes Simões
Apresentação do
programa da unidade.
Normas de avaliação.
p {
margin-bottom: 0.25cm; direction: ltr; color: rgb(0, 0, 0);
line-height: 120%; }p.western { font-family: "Liberation
Serif","Times New Roman",serif; font-size: 12pt;
}p.cjk { font-family: "Droid Sans Fallback"; font-size:
12pt; }p.ctl { font-family: "FreeSans"; font-size: 12pt; }
I. Nas origens da Cultura Clássica: uma mundividência mediterrânea (VIII BC).
Oralidade, criatividade e memória - a guerra e o poeta que (não?) existiram.
Antropologia, ‘teologia’ e cosmologia – entre o mundo pré-clássico e o Egeu.
Expressões culturais do mundo político: festivais, jogos, templos e etiologias.
Agathoi vs. kakoi: a dimensão cultural de um debate político.
LEITURAS:
Homero, Ilíada.
Homero, Odisseia.
Leitura de excertos de Hesíodo, Sólon e Teógnis de Mégara.
II. A cultura grega: os exemplos de Atenas e do reino ptolemaico.
As expressões culturais democráticas – as Panateneias; as Dionísias; o culto de Elêusis.
A polis em cena: a superioridade de Atenas; os heróis democráticos; a guerra.
A ‘escola da Hélade’: a construção ‘histórica’ da identidade ateniense.
A revolução cultural alexandrina: características gerais.
LEITURAS:
Ésquilo, Agamémnon.
Sófocles, Rei Édipo.
Eurípides, Troianas.
Leitura de excertos de Heródoto e de Tucídides
III. A cultura em Roma: o mundo augustano.
‘Helenização de Roma’: mitos autóctones e de importação – em torno de uma identidade.
Círculos e agentes culturais em Roma: atracção da Vrbs e proximidade do Princeps..
Poesia e poder: tensões polifónicas entre modelos helénicos e a refundação da Vrbs.
LEITURAS
Vergílio, Eneida.
Avaliação
p { margin-bottom: 0.25cm; direction: ltr; color: rgb(0, 0, 0); line-height: 120%; }p.western { font-family: "Liberation Serif","Times New Roman",serif; font-size: 12pt; }p.cjk { font-family: "Droid Sans Fallback"; font-size: 12pt; }p.ctl { font-family: "FreeSans"; font-size: 12pt; }
Duas provas escritas presenciais com ponderação 40%+50%.
Datas:
1.ª prova - 23 e 25 de Novembro de 2015 (duas chamadas)
2.ª prova - 11 de Janeiro de 2016
Avaliação contínua: 10%