Sumários

O teatro grego. Entrega e correcção das fichas de leitura sobre os Poemas Homéricos

27 Outubro 2015, 14:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

As principais festividades teatrais do mundo grego. A relevância de Atenas. 

Entrega e correcção das fichas de leitura sobre a Ilíada e a Odisseia, realizadas na primeira parte da aula de dia 13 de Outubro.
A aula teve apenas uma hora (das 15 às 16), porque a docente esteve numa consulta médica. Os alunos haviam sido avisados pela própria em email enviado dia 23 pela plataforma Fénix.


A Telemaquia

26 Outubro 2015, 10:00 André Filipe Veloso Nunes Simões

1. A Telemaquia: problemas associados
2. As regras de hospitalidade nos poemas homéricos
3. A relação dos homens com os deuses: sacrifícios e auspícios
4. Fémio, o aedo

Leituras: Odisseia I e II (passos seleccionados); referências a Od. III e IV


A lírica arcaica (conclusão do estudo) e o século V

22 Outubro 2015, 14:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

A lírica monódica: Safo, Alceu e Anacreonte; leitura de excertos. Leitura do fr. 31 Lobel-Page de Safo em várias traduções. Comparação de duas versões do fr. 72 Page de Anacreonte, para destacar a problemática da leitura das obras gregas em tradução. 

O século V e a hegemonia ateniense: o confronto com os Persas e a criação da Liga de Delos. Péricles e os seus sucessores. A longa Guerra do Peloponeso e o enfraquecimento das cidades de Atenas e de Esparta no final do séc. V. Leitura de excertos de Tucídides e de Heródoto em que se retrata  Atenas como a escola da Hélade.
Reagendamento das apresentações orais sobre o teatro de Ésquilo para dia 3 de Novembro.


A Odisseia: introdução

21 Outubro 2015, 10:00 André Filipe Veloso Nunes Simões

1. A Odisseia: introdução
1.1. O Nostos de Ulisses; outros Nostoi
1.2. A estrutura narrativa da Odisseia
2. Ilíada e Odisseia: paralelos e contrastes (introdução)
2.1. Os deuses e a ideia de Justiça
2.2. O Herói


A lírica grega arcaica

20 Outubro 2015, 14:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

Contextualização histórica: os sécs VIII a VI a.C. Localização no mapa da cidades fundadas pelos Gregos. Principais características da época arcaica: a crise agrária, o crescimento demográfico, a usurpação de terras pelos mais poderosos, a revolução hoplita, a tirania como regime político típico e a invenção da moeda. 

Os vários géneros dentro da lírica. A elegia guerreira e o tema da excelência do guerreiro em defesa de um território (a relevância da pátria); leitura de excertos de Tirteu e de Calino. A lírica gnómica e moralista e o tema da justiça divina; leitura de excertos de Sólon e a sua obra como legislador. A poesia jâmbica e a atitude trocista; leitura de excertos de Arquíloco. A lírica coral e os seus temas; leitura de excertos de Álcman, Estesícoro, Íbico e Simónides.
A aula teve apenas uma hora por causa da reunião de avaliação do curso de Mestrado, para a qual a docente havia sido convocada.