Elementos para estudo da Oresteia: Agamémnon e Coéforas

15 Abril 2016, 12:00 Abel Pena

Agamémnon, herói épico, herói trágico. Hamartia, metabolê e kathastrophê.  Distinção entre conflito trágico e situação trágica. A vingança como motor trágico. Diagnóstico de um crime: a morte de Agamémnon. Culpa pessoal, culpa hereditária e familiar. O mito da maldição dos atridas como fonte poético-trágica. A noção de miasma. Clitemnestra e o poder matriarcal da mulher: oikos e boulê. Clitemnestra como instrumento de justiça divina ou de vingança (Nemesis)? Destino, Moira e Necessidade (Anankê) na morte de Agamémnon. Crime e castigo, culpa e expiação. O problema do livre arbítrio: causalidades e consequências das decisões, vontade ou destino divino e vontade humana. Reflexão sobre  conflito trágico absoluto e o desfecho trágico da peça Agamémnon.Coéforas. Rituais fúnebres em honra de Agamémnon. À descoberta de Orestes. Verosimilhança e anagnórise: Orestes,Pílades e Electra.  O tema da vingança; a lei de Talião; fosterage e direitos de primogénito.Mudanças na estrutura familiar (oikos) da sociedade ateniense após as guerras medo-persas. O matricídio. A violação do elo familiar. Deuses ctónicos e olímpicos: As Erínias e Apolo . Orestes e as Erínias. O processo de demência (manía) de Orestes. Ostracismo, exílio. Orestes como suplicante (hiketês) no templo de Apolo Pítio em Delfos.