Sumários

Início do estudo dos poemas homéricos.

24 Setembro 2019, 12:00 Ana Maria dos Santos Lóio

As causas da guerra de Tróia: o pomo da Discórdia, o rapto de Helena, o sacrifício de Ifigénia, Aquiles em Scyros. O ciclo épico.

O início da narrativa da Ilíada.

 

BIBLIOGRAFIA

Mª Helena da Rocha Pereira, "A Questão Homérica", "A Ilíada", Estudos de Hist. da Cultura Clássica I, Lisboa: FCG, 1998 (8ª ed.), 49-68, 69-86

P. Grimal, Dicionário da Mitologia Grega e Romana, trad. coord. V. Jabouille, Lisboa: Difel (várias edições)


A Ilíada e aretê heróica.

24 Setembro 2019, 08:00 Abel Pena

O que é uma epopeia? A mitologia do bronze e a mitologia do guerreiro. A simbologia do bronze e as armas do herói épico: o carro, a espada, os cavalos, os ornamentos. O bronze  como símbolo solar na Europa. Hesíodo e a 'raça divina de heróis'. Mito e epopeia. Sobre a 'cólera funesta de Aquiles'. A guerra entre Aqueus e Troianos. Homero e as diversas formas de designar os Gregos na Ilíada. Multiplicidade dos etno-guerreiros. Mito e história da guerra de Tróia, Hissarlik (Turquia). Etapas do mito: Éris  e as bodas de Tétis e Peleu; o julgamento de Páris; o rapto de Helena. Da transgressão da hospitalidade aos preparativos bélicos e ao resgate de Helena. Motivos reais, históricos, políticos e guerreiros. A confederação micénica. A ideologia da guerra e o expansionismo micénico. Em torno da historicidade da Ilíada. Testemunhos epigráficos, arqueológicos, literários. Tróia e Micenas, o sonho de H. Schliemann: do tesouro de Príamo ao tesouro do Atrida. A estratigrafia de Tróia. H. Schliemann, C. Blegen, W. Dörpfeld. A Tróia VIIa. Novos testemunhos e novas tecnologias.

Bibliografia complementar: 

 King, W. (1977), Heinrich Schliemann: Heros and Mythos. University of Texas

Raaflaub, K. A. (1998), ‘Homer, the Trojan war and history’, The Classical world 91.5, pp. 386-403.


Homer. Iliad.

20 Setembro 2019, 16:00 Bernardo Machado Mota

Homer. Iliad.

Homeric question. Historicity. Archaeological findings in Greece and Turkey.



Geografia da Grécia. As civilizações minóica e micénica.

20 Setembro 2019, 12:00 Ana Maria dos Santos Lóio

Geografia da Grécia.

As civilizações minóica e micénica.

 

BIBLIOGRAFIA

Mª Helena da Rocha Pereira, "A Geografia. Civilização Minóica e Micénica", Estudos de História da Cultura Clássica, Lisboa: FCG, 1998 (8ª ed.), pp. 31-46

P. Grimal, Dicionário da Mitologia Grega e Romana, trad. coord. V. Jabouille, Lisboa: Difel (várias edições)

S. Hornblower, A.Spawforth (edd.), Oxford Classical Dictionary, Oxford: Oxford University Press (várias edições)


Cultura e civilização minóico-cretense e Micénica: apogeu e queda

20 Setembro 2019, 08:00 Abel Pena

Os Minóico-cretenses. Arthur Evans e a descoberta da civilização minóica. Aspectos sociais, artísticos e culturais da sociedade minóica. Fitomorfismo e tauromorfismo. O estilo voluminal nos palácios. A cerâmica mínia e camarês. Motivos vegetativos e marítimos; os afrescos. Aspectos da talassocracia cretense. O linear A e a sua função no sistema burocrático minóico-cretense. Os mitos. O mito de Europa e os mitos do labirinto. Referências homéricas na Ilíada à cultura minóica-cretense: labirinto, Dédalo, Ícaro, Cnosso. Creta e os trabalhos de Spyridon Marinatos em Tera. J. Chadwick e a queda dos minóicos. Dendrocronologia. Teorias sobre a ruína dos micénicos. Em torno dos Dórios: J. Chadwick, Finley, Cartlege. J. Chadwick, Michael Ventris e a descoberta do Linear B. Cadmo e as origens do alfabeto fenício. Estrutura da sociedade micénica: Wanax, basileus, mégaron. A ideologia da guerra. O panteão e a religião micénica.

Bibliografia: J. Chadwick, The Mycenaean World. Cambridge University Press, 1976 
J. Chadwick, The decipherment of linear B. Cambridge University Press, 1967