Sumários

Princípios, códigos e valores do herói homérico

1 Outubro 2019, 08:00 Abel Pena


Canto VI. Episódio de Glauco e Diomedes. Códigos épico guerreiros . Potlatch. Episódio da despedida de Heitor e Andrómaca: Códigos familiares, sociais e épico guerreiros. Os essomenoi.  Canto VII. Ájax e Heitor. As Sortes da guerra. Sêma e graphê. Breve noção etimológica de Moira (meromai). Do concreto ao abstracto e vice-versa. Das sortes como herança à ideia de destino. A balança de Zeus. Solaridade dos heróis homéricos. Canto IX: a embaixada a Aquiles. Epopeia e retórica. Canto X: a Doloneia. Simbologia dos disfarces. A aristeia de Agamémnon: breve écfrase do escudo. Pátroclo e os médicos de guerra. Os feitos de Sarpédon. Canto XIV: o dolo de Hera. Manifestações do belo. A kosmetikê technê no feminino. Hera e a política de alianças. Canto XVI: Patrocleia. A morte de Sarpédon. Rituais e cortejo fúnebre: Hermes psicopompo. Hypnos e thanatos.

Cf. E.R. DODDS, Os gregos e o Irracional


Not Taught.

27 Setembro 2019, 16:00 Bernardo Machado Mota

Participação do docente no 3º Encontro Ibérico de História da Matemática, que decorreu em Sevilha de 26 a 28 de Setembro de 2019.Os/As estudantes terão acompanhamento tutorial para resolução do caderno de actividades #1 na terça feira dia 1 de Outubro de 2019, 10h00-12h00 no DEC.


A questão homérica. A concepção dos deuses nos poemas homéricos.

27 Setembro 2019, 12:00 Ana Maria dos Santos Lóio

A questão homérica: autoria e datação dos poemas homéricos; as descobertas da arqueologia, problemas linguísticos; unitários e analistas, suas perspectivas. Diversos estratos culturais nos poemas homéricos. Os poemas homéricos como resultado de uma vida oral e de uma transmissão escrita. 

A concepção dos deuses nos poemas homéricos.


BIBLIOGRAFIA

Mª Helena da Rocha Pereira, "A Questão Homérica", "A Ilíada", Estudos de Hist. da Cultura Clássica I, Lisboa: FCG, 1998 (8ª ed.), 49-68, 69-86


Estrutura do poema épico. Para uma ética da glória, da memória

27 Setembro 2019, 08:00 Abel Pena

Elementos estruturais do poema épico. As invocações épicas. Simbolismo da invocação: as Musas. Calíope e a poesia épica.

Técnicas narrativas:  ab ouo e  in medias res. Recursos estético-literários: fórmulas da tradição oral, símiles, epítetos, patronímicos, etnónimos. Processos estético literários nos poemas homérico. Aspectos da tradição oral: fórmulas, epítetos, repetições, patronímicos, símiles. Do guerreiro da Idade do Bronze ao herói da sociedade homérica. Estatuto de Aquiles e de Agamémnon (wanax). Códigos guerreiros e épico-sociais: psógos, doxa, aidôs, epainos. Agamémnon: entre Clitemnestra e Criseida (I,113). Crises, Apolo e a epizootia. A invocação às Musas da memória (II, 482). Entre o arco e a lira. Apolo, as Musas e a cultura apolínea. Plano divino e plano humano. O banquete dos deuses. Homero, um poeta escrupuloso. A segunda invocação às Musas. Referência temporal (II,134...). Comentários aos cantos I, II, III. A aristeia de Páris e Menelau. Os médicos de guerra. Quíron e a medicina. Os Asclepíades.

AretêPsógos:Timê.  Doxa  Aidôs/ aischró, Epainos; kléos andrôn.


Homer. Iliad 1.

24 Setembro 2019, 16:00 Bernardo Machado Mota

Homer, Iliad 1. Plot. The notions of: hero, agency., freedom, fate. Drivers of and constraints for decision. 
Homer Iliad 6. Social institutions: marriage.