Sumários
Realização de uma ficha de trabalho sobre os poemas homéricos.
20 Fevereiro 2017, 14:00 • Ana Maria dos Santos Lóio
Dada a coincidência da aula com In Flore Novo - Encontro internacional de Jovens Investigadores em Estudos Clássicos (20-21 Fevereiro 2017, Centro de Estudos Clássicos da FLUL), a aula foi substituída pela realização de uma ficha de trabalho a corrigir na próxima sessão (a origem da guerra de Tróia; a relevância de Heinrich Schliemann para o estudo de Homero; a questão homérica).
NOTA: Haverá uma aula de substituição no dia 5 de Junho, às 14 horas, em sala a determinar.
FICHA DE TRABALHO
1. Em que consiste a chamada “questão homérica”?
2. O que motivou a guerra de Tróia?
3. Quem foi Heinrich Schliemann e qual a sua importância para o estudo de Homero?
Bibliografia
P. Grimal, Dicionário da mitologia grega e romana (trad. coord.V. Jabouille), Lisboa: Difel, 20044
Mª. H. da Rocha Pereira, Estudos de História da Cultura Clássica. I Cultura Grega, Lisboa: FCG, 19988
A. Spawforth & S. Hornblower (edd.), The Oxford Classical Dictionary, Oxford: OUP, 19963
A épica homérica. O género épico, a génese oral e a Questão homérica. A imitação como processo criativo.
17 Fevereiro 2017, 10:00 • Luís Cerqueira
A civilização micénica e a época do poeta
16 Fevereiro 2017, 12:00 • Ana Alexandra Alves de Sousa
A idade dos Heróis: a civilização micénica. Leitura de excertos.
As civilizações minóica e micénica.
15 Fevereiro 2017, 14:00 • Ana Maria dos Santos Lóio
O "acesso" à cultura clássica: arqueologia e fontes escritas. A revolução operada pelas novas tecnologias: o caso da exploração arqueológica das Ammaia http://www.ammaia.pt/pagina,11,53.aspx); o projecto de leitura dos papiros queimados de Herculano (http://www.smithsonianmag.com/history/ancient-scrolls-blackened-vesuvius-are-readable-last-herculaneum-papyri-180953950/).
Apresentação do programa e bibliografia.
14 Fevereiro 2017, 12:00 • Ana Alexandra Alves de Sousa
Bibliografia: Estudos em monografias que reúnem a colaboração de vários autores (por ordem cronológica de publicação): AAVV (1986). The Oxford History of the Classical World, ed. J. Boardman, J. Griffin, O. Murray. Oxford: Oxford University Press. AAVV (1988). Oxford Readings in Greek Tragedy. Oxford: Oxford University Press. AAVV (2004). The Oxford Dictionary of Classical Myth and Religion, ed. S. Price, E. Kearns. Oxford: Oxford University Press. AAVV (2005). A Companion to Greek Tragedy. Oxford, Victoria: Blackwell Publishing. AAVV (2007). Homer in the Twentieth Century – Between World Literature and Western canon, ed. Barbara Graziosi and Emily Greenwood. Oxford: Oxford University Press. AAVV (2008², reprint: 2005). A Companion to Greek Tragedy, ed. J. Gregory. Oxford, Malden, Chicester: Wiley-Blackwell. AAVV (2012). Studies in Ancient Greek and Roman Society, ed. R. Osborne. Cambridge, São Paulo: Cambridge: Cambridge University Press.
Estudos em monografia ou artigo publicado em revista (por ordem alfabética): D. Bouvier (2002). Le sceptre et la lyre – L’Iliade ou les héros de la mémoire. Grenoble: Jerôme Million. M. H. R. Rocha Pereira (2012¹¹). Estudos da História da Cultura Clássica, Vol. 1. Cultura Grega. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian II Cultura Romana, 2ª ed. 1990 M. H. R. Rocha Pereira (2009³). Estudos da História da Cultura Clássica, Vol. 2. Cultura Romana. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. K. Galinsky (1996). Augustan Culture: an interpretative introduction. Princeton: N.I. F. Lourenço (2004). Grécia Revisitada. Lisboa: Livros Cotovia. D. Raeburn (2016). Greek Tragedies as Plays for Performance. Oxford, Malden, Chicester: Wiley Blackwell. P. Rhodes (2010², second revised edition). A History of the Classical Greek World 478-323 BC. Oxford, Malden, Chicester: Wiley-Blackwell. M.F.S. Silva (2005). Ensaios sobre Eurípides. Lisboa: Livros Cotovia.
Textos de leitura obrigatória: Homero, Ilíada e Odisseia. Virgílio: Eneida. Ésquilo: Oresteia. Sófocles Rei Édipo, Antígona. Eurípides: Alceste, Medeia, Bacantes, Troianas. Textos de consulta sobre teorização literária antiga: Aristóteles, Poética, Retórica. Horácio, Arte Poética |
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Avaliação: 1. Prova escrita presencial pontual. Avalia conhecimentos pontuais da primeira e segunda partes (pontos 1. e 2.) do programa. (25%) 2. Prova escrita presencial geral. Avalia aquisição de conhecimentos, competências e respostas críticas de todos os pontos do programa. (50%) 3. Avaliação contínua (25%). A nota da avaliação contínua resulta dos seguintes elementos facultativos (o aluno pode escolher os que quiser): 3.1. Fichas de leitura dos poemas épicos de leitura obrigatória. 3.2. Apresentação de trabalhos orais sobre o Teatro Grego, com temas propostos pela docente (apresentações de 10 m.). 3.3. Participação em aula. Planificação:
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