Sumários

Realização de uma ficha de trabalho sobre os poemas homéricos.

20 Fevereiro 2017, 14:00 Ana Maria dos Santos Lóio

Dada a coincidência da aula com In Flore Novo - Encontro internacional de Jovens Investigadores em Estudos Clássicos (20-21 Fevereiro 2017, Centro de Estudos Clássicos da FLUL), a aula foi substituída pela realização de uma ficha de trabalho a corrigir na próxima sessão (a origem da guerra de Tróia; a relevância de Heinrich Schliemann para o estudo de Homero; a questão homérica).


NOTA: Haverá uma aula de substituição no dia 5 de Junho, às 14 horas, em sala a determinar. 


FICHA DE TRABALHO

1. Em que consiste a chamada “questão homérica”?

2. O que motivou a guerra de Tróia?

3. Quem foi Heinrich Schliemann e qual a sua importância para o estudo de Homero?


Bibliografia

P. Grimal, Dicionário da mitologia grega e romana (trad. coord.V. Jabouille), Lisboa: Difel, 20044

Mª. H. da Rocha Pereira, Estudos de História da Cultura Clássica. I Cultura Grega, Lisboa: FCG, 19988

A. Spawforth & S. Hornblower (edd.), The Oxford Classical Dictionary, Oxford: OUP, 19963

 


A épica homérica. O género épico, a génese oral e a Questão homérica. A imitação como processo criativo.

17 Fevereiro 2017, 10:00 Luís Cerqueira


A épica homérica. O género épico, a génese oral dos poemas e a Questão homérica. 
A imitação como processo criativo. Homero como modelo da épica europeia.


A civilização micénica e a época do poeta

16 Fevereiro 2017, 12:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

A idade dos Heróis: a civilização micénica. Leitura de excertos. 

Marcas de oralidade. Leitura de excertos. Noção do que é a língua homérica e do metro em que estão escritos os poemas. 


As civilizações minóica e micénica.

15 Fevereiro 2017, 14:00 Ana Maria dos Santos Lóio

O "acesso" à cultura clássica: arqueologia e fontes escritas. A revolução operada pelas novas tecnologias: o caso da exploração arqueológica das Ammaia http://www.ammaia.pt/pagina,11,53.aspx); o projecto de leitura dos papiros queimados de Herculano (http://www.smithsonianmag.com/history/ancient-scrolls-blackened-vesuvius-are-readable-last-herculaneum-papyri-180953950/).

As civilizações minóica e micénica.


BIBLIOGRAFIA
Mª Helena da Rocha Pereira, "A Geografia. Civilização Minóica e Micénica", Estudos de História da Cultura Clássica, Lisboa: FCG, 1998 (8ª ed.), pp. 31-46


Apresentação do programa e bibliografia.

14 Fevereiro 2017, 12:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

 Bibliografia:

Estudos em monografias que reúnem a colaboração de vários autores (por ordem cronológica de publicação):

AAVV (1986). The Oxford History of the Classical World, ed. J. Boardman, J. Griffin, O. Murray. Oxford: Oxford University Press.

AAVV (1988). Oxford Readings in Greek Tragedy. Oxford: Oxford University Press.

AAVV (2004). The Oxford Dictionary of Classical Myth and Religion, ed. S. Price, E. Kearns. Oxford: Oxford University Press.

AAVV (2005). A Companion to Greek Tragedy. Oxford, Victoria: Blackwell Publishing.

AAVV (2007). Homer in the Twentieth Century – Between World Literature and Western canon, ed. Barbara Graziosi and Emily Greenwood. Oxford: Oxford University Press.

AAVV (2008², reprint: 2005). A Companion to Greek Tragedy, ed. J. Gregory. Oxford, Malden, Chicester: Wiley-Blackwell.

AAVV (2012). Studies in Ancient Greek and Roman Society, ed. R. Osborne. Cambridge, São Paulo: Cambridge: Cambridge University Press.

 

Estudos em monografia ou artigo publicado em revista  (por ordem alfabética):

D. Bouvier (2002). Le sceptre et la lyre – L’Iliade ou les héros de la mémoire. Grenoble: Jerôme Million.

M. H. R. Rocha Pereira (2012¹¹). Estudos da História da Cultura Clássica, Vol. 1. Cultura Grega. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian II Cultura Romana, 2ª ed. 1990

M. H. R. Rocha Pereira (2009³). Estudos da História da Cultura Clássica, Vol. 2. Cultura Romana. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.

K. Galinsky (1996). Augustan Culture: an interpretative introduction. Princeton: N.I.

F. Lourenço (2004). Grécia Revisitada. Lisboa: Livros Cotovia.

D. Raeburn  (2016). Greek Tragedies as Plays for Performance. Oxford, Malden, Chicester:  Wiley Blackwell.

P. Rhodes (2010², second revised edition). A History of the Classical Greek World 478-323 BC. Oxford, Malden, Chicester: Wiley-Blackwell.

M.F.S. Silva (2005). Ensaios sobre Eurípides. Lisboa: Livros Cotovia.

 

 

Textos de leitura obrigatória:

Homero, Ilíada e Odisseia.

Virgílio: Eneida.

Ésquilo: Oresteia.

Sófocles Rei Édipo, Antígona.

Eurípides: Alceste, Medeia, Bacantes, Troianas.  

Textos de consulta sobre teorização literária antiga:

 Aristóteles, Poética, Retórica. Horácio, Arte Poética

 Avaliação:

1. Prova escrita presencial pontual. Avalia conhecimentos pontuais da primeira e segunda partes (pontos 1. e 2.) do programa. (25%)

2. Prova escrita presencial geral. Avalia aquisição de conhecimentos, competências e respostas críticas de todos os pontos do programa. (50%)

3. Avaliação contínua (25%). A nota da avaliação contínua resulta dos seguintes elementos facultativos (o aluno pode escolher os que quiser):

3.1. Fichas de leitura dos poemas épicos de leitura obrigatória.

3.2. Apresentação de trabalhos orais sobre o Teatro Grego, com temas propostos pela docente (apresentações de 10 m.).

3.3. Participação em aula.


Planificação:

 

Diversidade Cultural

do mundo mediterrâneo.

Os Poemas Homéricos e a Idade dos Heróis

 Aulas 14 e 16.02

 


A Ilíada e a aretê heróica 

 Aulas 21 e 23.02

 

 

 

 


Ulisses e o sentido da viagem: imaginário, fantástico e quotidiano

 Aulas 02 e 07.03

 

 


 

FICHA DE LEITURA

ILÍADA E ODISSEIA

 

09.03

_________________

A época arcaica: o homem, a sociedade e o sobrenatural

 Aulas 09, 14. e 16.03

 

 


 

Cultura e Sociedade na Atenas do séc. V aC.

A Democracia Ateniense. Das Guerras Pérsicas ao apogeu de Atenas

 

Aulas 21.03

 

Ésquilo e a ascensão da cultura ateniense

 

Obras:

Oresteia

 

Aulas 23, 28. e 30.03

 

30.03: apresentações orais de trabalhados realizados pelos alunos sobre o teatro de Ésquilo (temas propostos pelo professor)

 

Sófocles e o apogeu da tragédia

 

Obras:

Rei Édipo e Antígona

 Aulas 04, 06, 11.04

 11.04: apresentações orais de trabalhados realizados pelos alunos sobre o teatro de Sófocles (temas propostos pelo professor)

 


 

PROVA ESCRITA PRESENCIAL PARA AVALIAR CONHECIMENTOS PONTUAIS

 

Peso 25%

Prova escrita presencial, para avaliar conhecimentos pontuais da matéria dada.

Aula 20.04

Eurípides e a transformação da cultura ateniense

 

Obras:

Medeia, Bacantes, Troianas, Alceste

Aulas 27.04 e  02, 04 e 09.05

 

4 e 9.05: apresentações orais de trabalhados realizados pelos alunos sobre o teatro de Eurípides (temas propostos pelo professor)

 


 

Expressões culturais da Roma do séc. I aC A geração de Augusto: dos finais da República romana ao nascimento do Principado

 Aula 11.05

 

As lendas da fundação de Roma como ideário de um Império

 Aulas 16, 18.05

 

 

 

A Eneida e o seu significado: da exaltação de valores romanos à expressão de valores universais

 Aulas 23, 25, 30.05

 

FICHA DE LEITURA

ENEIDA

 01.06

 

 

 

PROVA ESCRITA PRESENCIAL GERAL

 (peso de 50%)

 14.06

 

PROVA ESCRITA PRESENCIAL DE SUBSTITUIÇÃO

 16.06





Encontro com os alunos para fazer o balanço do semestre

 20.06

 Horário de atendimentos: quintas-feiras às 16:00.


Início do estudo dos Poemas Homéricos: a diversidade cultural e a transmissão oral do poema.