Sumários

Conclusão do estudo das lendas de Roma e início do estudo da Eneida

25 Maio 2017, 12:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

As lendas de Roma; Coriolano, exemplo de perduellio e Cincinato. A fundamentação histórica destas histórias e o seu valor axiológico: os valores romanos ilustrados. Comentário ao alguns valores romanos: pietas, virtus, fides.


Início do estudo da Eneida: contextualização na obra de Virgílio e no séc. I aC. A estrutura da obra e os seus modelos: épica homérica e épica alexandrina. Alguns motivos próprios da epopeia: cenas tipo (tempestades, banquetes), concílios dos deuses, combates. O herói Eneias: a transformação do conceito de herói homérico. Os valores ilustrados por Eneias. Leitura de excertos, até ao livro II da Eneida.


Cícero, "Sonho de Cipião". Início do estudo de Vergílio, Eneida.

24 Maio 2017, 14:00 Ana Maria dos Santos Lóio

Relevância da figura de Cícero na história da oratória e na história da filosofia. O tratado de Cícero Sobre a República (De Re Publica): breve apresentação; o "sonho de Cipião": a geração dos republicanos elogiada por Cícero, os valores defendidos, a recompensa post-mortem do "político".
Início do estudo da Eneida: breve apresentação da figura de Vergílio; a Eneida na confluência de diversas tradições épicas; a Eneida como épica etiológica; a relação da Eneida com as épicas homéricas. A preposição da Eneida, o percurso de Eneias. Os mitos da fundação da cidade de Roma e a sua exploração simbólica por parte de Augusto.

A ida ao "outro mundo": a geografia do "outro mundo", a figura de Caronte, os monstros.

BIBLIOGRAFIA

OCD: entradas 'Cicero', 'Vergil', 'Maecenas'

traduções de Cícero, De Re Publica, "Sonho de Cipião":
Cícero, Tratado da República, tradução do latim, introdução e notas de Francisco de Oliveira, Lisboa: Circulo de Leitores, 2008
Maria Helena da Rocha Pereira, Romana: antologia da cultura romana, Porto: Asa, 2005 (excertos)

sobre "Sonho de Cipião":
Maria Helena da Rocha Pereira, "Cícero", Estudos de História da Cultura Clássica, vol. II, Cultura Romana, Lisboa: FCG, 1990, pp. 115-169 (ver esp. "O teorizador político: A República", pp. 142-154)

traduções de Vergílio, Eneida:
Vergílio, Eneida, tradução de Luís Cerqueira et al., Lisboa: Bertrand, 2005
Maria Helena da Rocha Pereira, Romana: antologia da cultura romana, Porto: Asa, 2005 (excertos)

sobre Vergílio, Eneida:
Maria Helena da Rocha Pereira, Estudos de História da Cultura Clássica, vol. II, Cultura Romana, Lisboa: FCG, 1990, pp. 244-318


As lendas da fundação de Roma

23 Maio 2017, 12:00 Ana Alexandra Alves de Sousa

As lendas da fundação de Roma como ideário de um Império: o rapto das Sabinas, Horácios e Curiácios, Horácio Cocles, Múcio Cévola e Clélia. O valor axiológico e o valor etiológico destas histórias. Leitura de excertos. 


Os Clássicos e a cultura no Renascimento carolíngio e no Renascimento do séc. XII

23 Maio 2017, 10:00 Luís Cerqueira

Os Clássicos e a cultura no Renascimento carolíngio e no Renascimento do séc. XII


O período republicano. O círculo dos Cipiões. Cícero e o final da República.

22 Maio 2017, 14:00 Ana Maria dos Santos Lóio

O período republicano: síntese factual (da expulsão do último rei de Roma à batalha de Áccio). A abertura de Roma ao mundo por meio das Guerras Púnicas e das Guerras Macedónicas. 
O chamado "círculo dos Cipiões". 
O fim da República: a figura emblemática de Cícero; a morte de Júlio César; outros protagonistas: Marco António, Octaviano, Cleópatra.


BIBLIOGRAFIA
OCD: entradas 'Rome, history'; 'Cicero', 'Punic wars'

Maria Helena da Rocha Pereira, Estudos de História da Cultura Clássica, vol. II, Cultura Romana, Lisboa: FCG, 1990, pp. 35-44 (esboço histórico), pp. 50-54 (círculo dos Cipiões), pp. 115-169 (Cícero).

Paulo Alberto, "O simbólico na construção da imagem e do programa ideológico de Augusto: os mitos da fundação da cidade", Agora 6, 2004 (disponível on line)