Sumários

Os anos 80 nos EUA: a geração dos media

11 Novembro 2022, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente


Continuação da análise aos protagonistas da Nouvelle Danse belga: visualização e análise de um excerto de What the body does not remember, de Wim Vandekeybus (1987). Principais transformações da prática de dança contemporânea nos anos 80 do mundo ocidental: aumento dos circuitos de distribuição artística (comércio da arte); maior enfoque no produto artístico (espectáculo); estreitamento da relação entre a criação artística e as causas sociais (dimensão política explícita). Introdução ao trabalho de Bill T. Jones: visualização e análise dos vídeos Rotary Action (1985, Bill T. Jones & Arnie Zane) e Breathing show (1999, Bill T. Jones). 

Nova Dança Europeia: vanguardas belgas

9 Novembro 2022, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente


Introdução à Nouvelle Danse Francesa e Belga: enquadramento histórico; características principais (descomprometimento ideológico, transdisciplinaridade, investigação sobre o movimento, novos vocabulários). O trabalho de Anne Teresa de Keersmaeker (ATK). Visionamento e análise de excertos de Fase (1982), Rosas Danst Rosas (1983) e The Song (2009) de ATK.

O teatro-dança de Pina Bausch

4 Novembro 2022, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente


Introdução ao Tanztheater de Pina Bausch: influências expressionistas; enquadramento histórico; Wuppertall Opera Ballet; recorrências estilísticas (temas, formas coreográficas, corporalidade); colaborações artísticas (importância do cenário e figurinos). Visualização e análise de excertos da Sagração da Primavera (1975), Café Muller (1978) e Vollmond (2006), de Pina Bausch.

Influências interculturais: o Butô

2 Novembro 2022, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente


Origens e princípios fundamentais da arte do Butô no Japão: contexto histórico; procura de uma identidade ancestral (influência do teatro Nô); influências estéticas da dança expressionista alemã (em particular de Mary Wigman) e da performance art; motivações simbólicas (busca pela memória "universal"); características estéticas (materialidade dos corpos, diversidade de abordagens, natureza obscura/grotesca); fundadores e protagonistas principais. Visionamento e análise de vídeos: parte 1 de Dance of Darkness: a documentary on Butoh (Edin Velez); excerto de The masseur (Tatsumi Hijikata, 1963); excerto de Butoh at Hiyoshi Taisha Shrine, Japan (Imre Thormann); excerto de Battersea (Jankai Suku).

Repercussões ontológicas e estéticas da dança pós-moderna

28 Outubro 2022, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente


Balanço e discussão em torno dos efeitos do Judson Dance Theatre na história da dança contemporânea: crítica ao formalismo da dança moderna; abertura a novas linguagens e métodos de composição artística (anything goes); questionamento ontológico da dança; desinstitucionalização do campo da dança; maior relação de cumplicidade com o público; aproximação às manifestações corporais quotidianas; enfoque no corpo performativo (corpo-em-relação) em detrimento do desenho coreográfico; fusão com os princípios da Performance Art (indistinção entre a esfera artística e a não-artística); democratização dos corpos e do espaço (segundo Sally Banes); busca pelo concreto (o "real"); dimensão política (diálogo com a pólis).