Sumários

Focos de transição estética: Anna Halprin

7 Outubro 2022, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente


Balanço da matéria até à data. Análise e discussão de Affectos humanos, de Dore Hoyer (1962). A relação entre a forma coreográfica e o conteúdo expressivo.  Introdução ao trabalho de Anna Halprin a partir dos anos 50 (Dancer's Workshop). Motivações artísticas e características estéticas: ruptura com a relação causa-efeito no trabalho sobre a corporalidade (kinesthetic sense); novo sentido de realismo (task oriented movements); introdução da improvisação como procedimento de investigação coreográfica.

Focos de transição estética: Merce Cunningham

30 Setembro 2022, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente


Introdução ao paradigma Cunninghamiano sobre a dança: autonomia do corpo dançante em relação à(s) técnica(s), enfoque na experiência estética (subjectividade), ruptura com a ligação sincrónica do movimento com a dança, nova percepção do espaço, interdisciplinaridade (ligação à Performance Art), des-hierarquização do papel dos bailarinos, recurso a procedimentos de indeterminação e acaso (parceria com John Cage), características de estilo coreográfico. Visualização de Septet (1953) e Beach Birds (1991), de Merce Cunningham e análise posterior: comparação com a estética dos seus predecessores (especialmente Martha Graham). Conversa sobre o impacto disruptivo de Merce Cunnigham na dança e sua importância para a discussão (contínua) em torno das possibilidades de reconfiguração do género artístico.

A Dança Moderna nos E.U.A. e na Alemanha: Martha Graham, Mary Wigman e Kurt Jooss

28 Setembro 2022, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente


A consolidação da Dança Moderna nos Estados Unidos da América: processo de escolarização de Martha Graham. A dança na perspectiva de Martha Graham: historial, influências e principais características da sua prática. Visualização e análise dos vídeos A Tribute to Martha Graham e excerto de Lamentation (Martha Graham, 1930). Introdução à teoria de notação de Rudolf Laban: fundamentos teóricos, elementos constitutivos do movimento, influências práticas (importância na criação das várias formas de dança moderna). Visualização de vídeo - 8 Laban Elements, por Lisa Billingham. A dança Expressionista Alemã: o trabalho precursor de Mary Wigman (visualização de excerto de Hexentanz, 1926) e o Tanztheater de Kurt Jooss (visualização de excerto de Green Table, 1932).

Dança Moderna: As pioneiras Isadora Duncan, Loie Fuller e Ruth St. Denis

23 Setembro 2022, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente


A prática pioneira de Isadora Duncan: transição do enfoque no virtuosismo para a expressividade; características coreográficas e inspirações estéticas. Visionamento de vídeos: Who was Isadora Duncan? Dances and Dance techniques. Contexto cultural e pensamento crítico do início do século XX. Precursores teóricos da dança moderna: François Delsarte e Émile Jaques Dalcroze. Introdução às práticas intermediais de Loie Fuller (e.g. colaboração com os irmãos Lumière) e ao carácter intercultural e pedagógico de Ruth St. Denis (lançamento da primeira escola de Dança Moderna: Dennishawnschool).

As primeiras alternativas ao ballet clássico: Ballets Russes

21 Setembro 2022, 14:00 Gustavo Alexandre da Silva Vidal Vicente


O surgimento dos primeiros focos de libertação da forma clássica do ballet: enquadramento histórico e principais transformações estéticas levadas a cabo pelos Ballets Russes. Análise de L’Après midi d’un Faune (1912) e Sagração da Primavera (1913), de Nijinsky