Sumários

Exercício escrito de avaliação

15 Dezembro 2020, 14:00 Patrícia Soares Martins

Exercício escrito de avaliação.


Uma novela surrealista

30 Novembro 2020, 14:00 Patrícia Soares Martins

Breton e o grupo surrealista por altura do primeiro manifesto do surrealismo. A escrita automática e os grandes princípios do  manifesto, em consonância com  a ideia de uma  "revolução surrealista". Principais publicações: a revista La Revolution Surréaliste e Les Champs Magnétiques (de Breton e Soupault).  A Paris dos surrealistas : um itinerário partilhado de que encontramos registo nas novelas surrealistas de Arago,  Le Paysan de Paris, e de Breton, Nadja. Caracterização da "beleza convulsiva" (Nadja, 1927) na sua ligação à imagem e à "trouvaille" em L'Amour Fou (1937). 

Alguns dos maiores temas de Nadja, o encontro, o "hasard objectif", os objectos, a vidência e outras formas de predestinação. Ler(-se) no exterior de si mesmo, no jogo imparável dos duplos e nos objectos encontrados ao acaso quando esse acaso é negado e se muda em necessidade segundo as leis do inconsciente.


Blaise Cendrars Sonia Delaunay e Louis Aragon : "Le profond aujourd'hui"

24 Novembro 2020, 14:00 Patrícia Soares Martins

Blaise Cendrars e  Sonia Delaunay : " La Prose du Transsibérien et la petite Jehanne de France", o livro "simultâneo" e o princípio da performance.
Poesia e publicidade, segundo Blaise Cendrars  ("Publicité=Poésie" ) e Louis Aragon ("Introduction à 1930"). O lirismo moderno, a descoberta do novo e a segunda vida dos objectos. 



O momento futurista. Os caligramas de Apollinaire.

23 Novembro 2020, 14:00 Patrícia Soares Martins

Breve caracterização do "momento futurista" , de antes da guerra (Perloff, 1989).  As vanguardas históricas e a cidade de Paris. Apollinaire, a defesa do cubismo em Les Peintres Cubistes.  A revista Les Soirées de Paris. O Manifesto técnico da Literatura Futurista, de Marinetti, publicado em 1909 no jornal Le Figaro. e a resposta de Apollinaire em "L'Anti-tradition Futuriste". 


Apollinaire e a definição de "simultanisme" na revista "Les soirées de Paris".  O simultâneo na nova poesia visual : os caligramas.  "Leitura" de Lettre-Océan.  


A Torre Eiffel

17 Novembro 2020, 14:00 Patrícia Soares Martins

Leitura e comentário do texto de Roland Barthes "La Tour Eiffel"  (1964)  (Centre National de Photographie, 1989). 

A torre Eiffel:  os seus detractores  - Alexandre Dumas,  Leconte de Lisle e Maupassant -,  e  os  seus entusiastas :  Roger Delaunay, Apollinaire, Blaise Cendrars e Sonia Delaunay.