Sumários

A vida moderna

27 Outubro 2020, 14:00 Patrícia Soares Martins

Conclusão da leitura do ensaio de Baudelaire Le Peintre de la Vie Moderne.

Caracterização das figuras do "flâneur" e do "dandy" :  o dandismo como reação ao  "sempre igual" gerador dos "tipos"  catalogados nas fisiologias.  Algumas polaridades baudelairianas: a moda e a carícatura, o spleen e o ideal.
Leitura da Carta-prefácio de Le Spleen de Paris: e escrita da cidade e a emergência de um novo género: o poema em prosa.   


Baudelaire e Constantin Guy

26 Outubro 2020, 14:00 Patrícia Soares Martins

Algumas especificidades da arte de Constantin Guy observadas em ilustrações (croquis, aguarelas, gravuras) . Aspectos da vida e da obra do artista da vida mundana  e repórter de guerra.  Alguns aspectos da vida de Baudelaire e algumas vissicitudes por que passou a sua obra: o escândalo da publicação dos poemas de Les Fleurs du Mal em 1855, ano dos processos movidos respectivamente a Gustave Flaubert e a Baudelaire.  O ensaio sobre Constantin Guys em 1863, entre a escrita e publicação de Les Fleurs du Mal  (1ª ed.1856)  e a publicção de Le Spleen de Paris - Petits Poèmes en Prose( 1ª ed. 1869).  Continuação do estudo do texto de Baudelaire Le Peintre de la vie moderne.  O "homem do mundo", o" flâneur " e o "dandy": a arte da modernidade aprende-se na rua e não no museu.


Baudelaire crítico de arte

20 Outubro 2020, 14:00 Patrícia Soares Martins

Baudelaire crítico de arte, defensor de Manet e de Constantin  Guys , contra Ingres e a arte académica. A defesa da caricatura (Daumier) . 
Uma das particularidades do "pintor da vida moderna"  é o de ser um "homem do mundo" e um flâneur. Continuação da caracterização do "flâneur" a partir dos textos de Lacroix e de Baudelaire. 

O ensaio O Pintor da vida moderna e  teoria da "dupla composição do belo". A "representação do presente" para dele extrair do contingente o que se irá tornar na obra de arte  antiguidade. 


Balzac "Physiologie des Boulevards de Paris". O figura do "flâneur" .

19 Outubro 2020, 14:00 Patrícia Soares Martins

Balzac e a caracterização da cidade no texto "Physiologie des boulevards de Paris". 

O " Flâneur", tipo parisiense tal como o retrata Auguste Lacroix no dicionário Les Français peints par eux-Mêmes. 


Paris entre a Monarquia de Julho e o Segundo Império

13 Outubro 2020, 14:00 Patrícia Soares Martins

A criação do espaço público da "promenade": as transformações da vida nos grandes "boulevards" durante a Monarquia de Julho, retratada por Balzac num texto de 1844. Os teatros de Paris e a diversidade dos públicos que conduz a uma oposição entre a o teatro "oficial" , no Grand-Palais, e os teatros populares de Montmartre (Le théatre des Varietés,  Les Funanbules) . Os novos géneros do teatro e da música trazem a marca dessa do  espectáculo para as massas populares: o "vaudeville", o" music-hall" e a opereta. Os panoramas e as passagens.

 A "revolução" Hausmanniana: aspectos da modernização da cidade de Paris no segundo Império. As causas urbanisticas, sociológicas e políticas dessas transformações. 
Les Français peints par eux-mêmes, história de uma enciclopédia dos "tipos" e "costumes" de Paris. Os autores dos textos e os ilustradores dos mesmos, com destaque para Balzac e Daumier. A função social da caricatura.