Uma novela surrealista
30 Novembro 2020, 14:00 • Patrícia Soares Martins
Breton e o grupo surrealista por altura do primeiro manifesto do surrealismo. A escrita automática e os grandes princípios do manifesto, em consonância com a ideia de uma "revolução surrealista". Principais publicações: a revista La Revolution Surréaliste e Les Champs Magnétiques (de Breton e Soupault). A Paris dos surrealistas : um itinerário partilhado de que encontramos registo nas novelas surrealistas de Arago, Le Paysan de Paris, e de Breton, Nadja. Caracterização da "beleza convulsiva" (Nadja, 1927) na sua ligação à imagem e à "trouvaille" em L'Amour Fou (1937).
Alguns dos maiores temas de Nadja, o encontro, o "hasard objectif", os objectos, a vidência e outras formas de predestinação. Ler(-se) no exterior de si mesmo, no jogo imparável dos duplos e nos objectos encontrados ao acaso quando esse acaso é negado e se muda em necessidade segundo as leis do inconsciente.