Arquitectura, cenografias, liturgias e componentes formais da tragédia ática.
24 Novembro 2016, 14:00 • Abel Pena
Do teatro de rua à pólis. Do carro de Téspis às construções arquitectónicas dos teatros urbanos. Vitrúvio e a arquitectura do teatro. Estrutura do espaço performativo. As partes do teatro, do párodo ao thyméle. Observação sobre a funcionalidade dramática da skenê e sentido de obscaena/o. Os actores (hypokritai), a máscara, o espaço da acção, a orquestra e o coro, a acústica, o público, o theôrikon. Podiam as mulheres ir ao teatro? A maquinaria da época helenística. Estrutura de uma tragédia ática. Componentes formais do drama: palavra, dança, música: Actores, coreutas, flautista. Modalidades de dicção. As fontes da tragédia. O ciclo troiano e tebano. Léxico mínimo fundamental da tragédia. A noção de destino, conflito trágico e anagnórise segundo Aristóteles, Poet.1452ª,11,30. Reflexões sobre a noção de Katharsis: Platão e Aristóteles. Introdução à problemática da tragédia de Ésquilo.