Sumários

Época helenística: novos paradigmas culturais e científicos

15 Dezembro 2016, 14:00 Abel Pena

 Que entendemos por Helenismo? G. Droysen e o helenismo. O rasto luminoso de Alexandre: cosmopolitismo e multi-culturalismo. Diádocos e epígonos de Alexandre. Principais centros culturais do mundo helenístico. O papel de Alexandria: da rivalidade com Atenas à hegemonia absoluta. Alexandria ptolemaica. O mecenato cultural: a Biblioteca, o Museu e o Serapeu. Breve panorama cultural no mundo helenístico. Dos estudos literários e filológicos ao mundo das ciências e das artes. Nome basilares da literatura alexandrina: Calímaco, Teócrito e Apolónio de Rodes. Elementos da doutrina estético-literária alexandrina. Breve panorama da arte do período helenístico. 


Informações sobre datas, horas e salas dos testes finais de avaliação de Janeiro 2017.


Platão, O banquete

13 Dezembro 2016, 14:00 Abel Pena

Entre educação, política e utopia: Platão e a Academia na contexto cultural ateniense do séc. IV. Platão e a ascensão da prosa como nova modalidade dos diálogos filosóficos. Estrutura parenética e protréptica dos diálogos platónicos. Os symposia como prática cultural e social. O género simpótico: Forma e conteúdo. Discurso das personagens e sua natureza: erofania e paradoxografia. Aristófanes e o homem esférico ou o mito do Andrógino. Sócrates e a vidente Diotima: iniciação ao mundo dos mistérios do amor ( erotodidaskalos) e das teorias da anamnese. Platão e a reabilitação da figura de Sócrates.


Feriado

8 Dezembro 2016, 14:00 Abel Pena


 Feriado


Sófocles e o apogeu da tragédia grega. Rei Édipo: notas de leitura e análise

6 Dezembro 2016, 14:00 Abel Pena

Características gerais da tragédia de Sófocles. O herói trágico sofocliano. Antropocentrismo, destino e mântica. A posição estratégica de Delfos. Édipo na tradição poética e na teoria literária: de Homero a Aristóteles. O ciclo tebano e a maldição dos Labdácidas: Lábdaco, Laio, Édipo. Polissemia de uma obra de arte. Édipo e o modelo trágico do Ocidente de Hegel a Freud a Lévi-Strauss. Argumento da Máquina infernal de J. Cocteau. A problemática gnosiológica como reflexo da filosofia ateniense. A visão sensitiva e a visão cognitiva. Análise política. A teoria da conspiração. A festa das Targélias: ritualização do ostracismo e do 'bode expiatório'. . Incesto, tabu e estruturas do parentesco. Conflito, desfecho trágico e redenção. Hamartia, culpa, ironia trágica e anagnórise. Recepção na arte, na literatura e no teatro moderno. 


Feriado

1 Dezembro 2016, 14:00 Abel Pena

 Feriado