"The Lady Vanishes" (Alfred Hitchcock, 1938) - os géneros, o "macguffin" e as premonições da guerra

6 Outubro 2015, 16:00 Mário Jorge Torres Silva

As hipóteses do thriller como metagénero, a sua relação com o lado vago, não politicamente explícito da ficção hitchcokiana e, apesar de tudo, os reflexos da crise precipitada pelos medos de uma Segunda Guerra Mundial numa ficção abstracta, mas trazendo à liça rimas com ameaças exteriores de conspirações e espionagens numa Europa Central que nunca se determina, ou seja as possíveis contradições internas do McGuffin.

Conclusão do visionamento comentado de The Lady Vanishes (Alfred Hitchcock, 1938): a concepção complexa do espaço fechado do comboio; os jogos de convivência e de confronto em espaços cada vez mais claustrofóbicos, entre as carruagens, os corredores, os compartimentos e o vagão restaurante; as conversas codificadas entre Iris e Miss Froy em torno de uma marca de chá, afectadas pelos ruídos próprios do comboio, provocando desentendimentos e obrigando a uma escrita no vapor deixado nos vidros exteriores; a acumulação de pistas de que o espectador se não apercebe desde o início.