Alexander Korda e a expansão do Cinema Inglês no mercado internacional, na década de 1930 e nos princípios dos anos de 1940
8 Outubro 2015, 16:00 • Mário Jorge Torres Silva
As hipóteses de uma produção industrial de um cinema capaz de rivalizar nos mercados internacionais com Hollywood. Os irmãos Korda e a emigração de realizadores, técnicos e actores para a Grã-Bretanha, fugidos às perseguições da Alemanha de Hitler e à sua política de expansão continental. As produções Korda e a sua política de prestígio e de reconstituição histórica.
Início do visionamento comentado de The Thief of Bagdad (Michael Powell, Ludwig Berger, Tim Whelan, Zoltan Korda, 1940): a importância do imaginário das Mil e Uma Noites; as transgressões visuais de uma fotografia em cores contrastadas e exuberantes; a credibilidade de um exotismo concebido à medida do Império; o triunfo da imaginação pictórica sobre a verosimilhança histórica; as múltiplas contribuições para o produto final, caucionadas por assinaturas diversas de realizadores que foram acrescentando mais-valias ao objecto; o lado autorreflexivo do filme, interrogando não apenas as coordenadas narrativas, mas também os modos de filmar e de representar o olhar do espectador virtual na película