O "Free Cinema" e a sua nova visão da Inglaterra proletária
19 Novembro 2015, 16:00 • Mário Jorge Torres Silva
Breve introdução ao free cinema: para uma clarificação de conceitos - as coincidências e divergências entre o free cinema, a nouvelle vague francesa e os novos cinemas que aparecem um pouco por todo o mundo nos finais dos anos 50 e inícios dos anos 60; confrontos e complementaridades com o movimento teatral (e literário) designado por Angry Young Men; as especificidades temáticas do chamado kitchen sink drama, tanto nos palcos, quanto no cinema; as visões negativas do proletariado britânico, numa primeira fase do movimento; as oscilações da fortuna crítica e a criação de um sistema estelar próprio - Albert Finney, Rita Tushingham, Tom Courtney, Julie Christie, Alan Bates, Shirley Ann Field, Rachel Roberts, Richard Harris ou, posteriormente Malcolm McDowell ou Glenda Jackson.
Início do visionamento comentado de A Taste of Honey (Tony Richardson, 1961): a crueza da fotografia em contrastado preto-e-branco; a inclusão óbvia de uma forte componente documental, revelando opções ideológicas, mas também a origem experimental do movimento em que o filme se insere; as desglamorização das situações, das personagens e dos actores; a entrada militante dos sotaques regionais e do calão na dicção de um inglês quotidiano; a fealdade dos subúrbios operários e uma certa estetização da diferença; a forçada tentativa de eliminar os factores industriais da linguagem cinematográfica, preferindo uma forma artificial de quase improvisação ténica; uma nova vida, uma nova poética e uma nova arte, incluindo personagens e situações transgressivas até aí ocultadas - a mãe solteira, o homossexual solitário e carente, a mãe verbalmente abusiva, as relações inter-raciais; o desemprego, a falta de condições de habitabilidade dos apartamentos, o lado deprimente dos entretenimentos destinados às classes menos favorecidas, com o exemplo determinante da sequência de Blackpool; a falta de horizontes para uma juventude condenada à marginalização.