The Long Day Closes (Terence Davies, 1992): os caminhos da nostalgia

17 Dezembro 2015, 16:00 Mário Jorge Torres Silva

Uma introdução mínima ao cinema produzido nos anos 80, conhecido por anti-thatcheriano, com destaque para fábulas complexas sobre o neoliberalismo reinante como The Angelic Conversation (Derek Jarman, 1985) ou My Beautiful Launderette (Stephen Frears, 1985)

Breves notas sobre o cinema musical americano, nomeadamente o que enquadra a narrativa moderna, nos anos 40 e 50: o cinema popular como matriz de uma revisão quase abstracta de uma memória feita de fragmentos, unificados por citações recompostas, pelas personagens da família, de filmes como Meet Me in St Louis (Vincent Minnelli, 1944) ou de Easter Parade (Charles Walters, 1948); o uso de temas musicais de filmes como "Tammy" de Tammy and the Bachelor (Joseph Pevney, 1957)

Conclusão do visionamento comentado de The Long Day Closes (Terence Davies, 1992): a inserção de momentos encenados ao pormenor do real do jovem protagonista em situações distintas na escola, na igreja e em casa, com a miragem do cinema enquanto referente obsessivo; a montagem fragmentária e o uso do plano fixo como elementos fulcrais da estratégia narrativa; a glorificação do proletariado inglês, sempre apresentado com extrema dignidade; o filme como hipótese de meditação transposta sobre os tempos negros do governo de Margaret Thatcher, "o longo dia que se fecha" do título original.