"The Ladykillers" (Alexander Mackendrick, 1955): um dos apogeus do humor no cinema inema inglês

10 Novembro 2015, 16:00 Mário Jorge Torres Silva

Para uma breve descrição da importância da comédia popular rodada nos Ealing Studios no panorama cinematográfico inglês e mais tarde na p comédia propagada pela indústria televisiva, desde os veículos criados para actores como Alec Guiness ou Peter Sellers, até à aventura dos Monty Python ou do que hoje conhecemos genericamente como Britcom: desde os enormes sucessos de filmes como Kind Hearts and Coronets (Robert Hamer, 1949), Passport to Pimlico (Henry Cornelius, 1951) ou The Man with the White Suit (Mackendrick, 1951), até à venda do estúdio à BBC, em 1956, criando, assim uma lendária presença no imaginário dos anos 50 britânicos.

Conclusão do visionamento comentado de The Ladykillers (Alexander Mackendrick, 1955): a sucessão de gags, a partir de situações aparentemente anódinas; o desencadeamento inesperado de peripécias que jogam com a inocência da velha senhora e com os erros dos criminosos; a importância da caricatura na definição das personagens; a progressiva transformação da vítima em carrasco; o jogo físico dos actores, acentuado por tiques fisionómicos bem definidos; a centralidade das sequências de rua, apesar da evidência da simplicidade dos cenários; o epílogo moral e em simultâneo profundamente anarquizante; o uso criterioso de adereços e de simples efeitos temporais, tornando a acção claramente visual e cinematográfica, sem nunca enjeitar a presença solipsista de um palco imaginário.

Entrega dos testes para avaliação de conhecimentos.