Unidade Curricular | Course Unit
Comunicação Intercultural |
Código da Unidade Curricular | Course ID
COR1.11761 |
ECTS | Credits
6 |
Ciclo de Estudos | Level
Licenciatura |
Semestre | Semester
2.º Semestre |
Docente(s) | Instructor(s)
Amândio Reis |
Língua de ensino | Language of instruction
Português |
Programa (na língua de ensino) | Course description (in language of instruction)
A unidade curricular de Comunicação Intercultural partirá de uma interrogação introdutória da ideia de cultura e das noções que lhe estão habitualmente associadas, de modo a desenvolver uma reflexão crítica em torno da “comunicação” e, mais especificamente, da “interculturalidade”. Os diversos módulos da UC terão como objectivo oferecer uma perspectiva ampla, mas fundamentada, de alguns dos conceitos e processos inerentes ao que podemos entender como a comunicação entre culturas (hospitalidade, migração, exílio, linguagem e tradução, nacionalismo e cosmopolitismo). Neste sentido, a discussão promovida em aula procurará uma articulação produtiva e mutuamente estimulante entre uma abordagem teórico-crítica e uma análise aprofundada de alguns objectos de estudo provenientes, sobretudo, da literatura e do cinema.
Conteúdos programáticos previstos: 1) O conceito de “cultura” e os limites (contextuais, históricos, pragmáticos, etimológicos, entre outros) do que este termo possa significar; |
Avaliação (na língua de ensino) | Grading and Assessment (in language of instruction)
A avaliação da UC é contínua e valorizará a assiduidade e a preparação autónoma dos estudantes, a leitura dos textos em estudo e a participação oral pertinente, bem como a capacidade de argumentação, questionação e exposição de ideias. Os elementos de avaliação incluem: 1) um teste presencial intermédio, relativo a um dos módulos introdutórios do programa e 2) um teste presencial final ou um trabalho, centrado num objecto à escolha do estudante, mas necessariamente relacionado com o programa e os tópicos de discussão da UC.
Avaliação percentual: 1) assiduidade e participação pertinente (10%); 2) teste presencial intermédio (45%); 3) teste presencial ou trabalho final (45%). |
Bibliografia (selection) | Readings (selection)
Cabecinhas, Rosa, e Cunha, Luís (2017). Comunicação intercultural: perspectivas, dilemas e desafios. V. N. de Famalicão: Húmus. |