PROGRAMA
Objetivo principal: estudo dos conceitos básicos da comunicação intercultural e do papel da tradução e do tradutor neste processo, contribuindo para a identificação das dificuldades e dos desafios no contexto da mediação cultural e das possíveis estratégias de resolução.
1. Introdução à comunicação intercultural
Definição de comunicação e de cultura
Caracterização da relação entre língua e cultura
Comunicação verbal e não verbal
Globalização na comunicação
Caracterização do discurso político: atos de fala, temas, metáforas
Língua e inclusão
Políticas linguísticas
2. O papel do tradutor na comunicação intercultural
Caracterização da mediação cultural
O tradutor como mediador cultural
Algumas situações específicas de mediação cultural: contexto literário (documentário), contexto de guerra (filme e apresentação em grupo), contexto jurídico (apresentação em grupo), contexto comunitário (apresentação em grupo), contexto institucional (apresentação em grupo), contexto audiovisual (apresentação em grupo)
3. Traduzibilidade e intraduzibilidade
O conceito de intraduzível na tradução
Elementos culturais e intraduzibilidade
Domesticação e estrangeirização na tradução
MÉTODO DE AVALIAÇÃO
Método de avaliação contínua que incluirá os seguintes elementos de avaliação obrigatórios:
● exercício escrito presencial (35 % da nota final)
● exercício escrito (25 % da nota final) a entregar
● apresentação em grupo (20% da nota final)
● assiduidade e participação (20% da nota final): exercícios realizados nas aulas, participação nas discussões em grupo
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