COMUNICAÇÃO INTERCULTURAL
PROGRAMA 2022-2023
(2.º Semestre -TP5)
Este programa tem como principal objectivo o estudo das teorias, tópicos fundamentais e conceitos básicos da comunicação intercultural que permitem o entendimento crítico das dificuldades que se colocam ao relacionamento entre culturas diferentes no mundo cada vez mais globalizado de hoje.
O programa, que obriga à leitura de textos de origem diversa (disponibilizados no início do semestre) e ao visionamento e discussão de alguns filmes, está organizado nos quatro módulos que se seguem:
1. O estudo da comunicação intercultural – origens e evolução; definição contextualizada de conceitos fundamentais.
2. Os processos da comunicação intercultural - língua e percepção; a construção da identidade cultural; comunicação verbal e não verbal; modelos de multiculturalismo.
3. Globalização e comunicação intercultural – a esfera da informação e a dimensão comunicacional; cultura local e cultura-mundo; publicidade global e valores locais.
4. Multiculturalismo e democracia na Europa.
Avaliação
. 2 exercícios escritos presenciais (40% cada); dependendo do número de alunos um dos testes poderá ser substituído por uma apresentação oral;
. Assiduidade, pontualidade e participação pertinente (20%).
Bibliografia
Hall, Stuart, Critical Dialogues in Cultural Studies, ed. David Morley and Kuan-Hsing Chen, London: Routledge, 2004.
Jandt, Fred E., An Introduction to Intercultural Communication. Identities in a Global Community, California: Sage Publications, Inc., 2010.
Kastoryano, Riva (ed.), Que identidade para a Europa? O multiculturalismo e a Europa, o problema da identidade europeia, Lisboa: Ulisses, 2004.
Lipovetsky, Gilles / Serroy, Jean, A Cultura-Mundo. Resposta a uma sociedade desorientada, Lisboa: Edições 70, 2010.
Newsom, Doug, Bridging the Gaps in Global Communication, Malden: Blackwell Publishing, 2007.
NOTA: os estudantes têm à sua disposição uma colectânea de textos de apoio e uma bibliografia completa.