Sumários

Aula não presencial. Apresentações orais

8 Maio 2020, 12:00 Maria João Almeida

Aula via plataforma Zoom. Apresentações orais programadas.


EXAME


1. O exame será com consulta.

2. A matéria para exame diz respeito aos dois primeiros pontos do programa da UC.


3. A docente envia, aos alunos inscritos para exame, o enunciado por email no dia 4 de Junho, às 14h00. 


4. O estudante envia a sua resposta por e-mail (para mjalmeida@letras.ulispoa.pt), até às 16h30m  (prazo-limite). 


5. A resposta deve ser enviada em formato não editável (pdf).



Aula não presencial. Apresentações orais

6 Maio 2020, 14:00 Maria João Almeida

Aula via plataforma Zoom. Apresentações orais programadas.


EXAME

1. O exame será com consulta.

2. A matéria para exame diz respeito aos dois primeiros pontos do programa da UC.


3. A docente envia, aos alunos inscritos para exame, o enunciado por email no dia 4 de Junho, às 14h00. 


4. O estudante envia a sua resposta por e-mail (para mjalmeida@letras.ulispoa.pt), até às 16h30m  (prazo-limite). 


5. A resposta deve ser enviada em formato não editável (pdf).



Aula não presencial. Apresentações orais

4 Maio 2020, 14:00 Maria João Almeida

Aula via plataforma Zoom. Apresentações orais programadas.


Aula não presencial. Veneza capital do espectáculo (séc. XVII e XVIII)

29 Abril 2020, 14:00 Maria João Almeida

Aula via plataforma Zoom. Carlo Goldoni, o maior comediografo e libretista cómico do séc. XVIII.  A carreira teatral do autor em Veneza.

A implantação da "reforma" do teatro cómico italiano: contexto cultural e teatral; etapas do processo de "reforma" na relação com a dramaturgia da Commedia dell'Arte; caracterização da nova comédia. As edições promovidas por Goldoni da sua obra teatral.


Aula não presencial. Veneza capital do espectáculo (séc. XVII e XVIII)

27 Abril 2020, 14:00 Maria João Almeida

Aula via plataforma Zoom. Veneza, o teatro e os teatros. Teatros públicos e capitais privados: a comercialização do produto espectáculo (commedia dell'arte), a partir de finais do séc. XVI.

 A expansão da actividade teatral e o aumento de salas de espectáculo no decorrer do séc. XVII. O advento da ópera pública "a pagamento" (1637) e o seu sucesso fulminante junto do público veneziano. Veneza como lugar de experimentação de várias linguagens artísticas e invenções técnicas relacionadas com o espectáculo operático.
 As repercussões da crise económica veneziana sobre a actividade teatral no séc. XVIII: o redimensionamento da programação e as interrupções periódicas da actividade teatral. O advento das companhias de actores "stanziali", uma fórmula inovadora da praça teatral veneziana.