Sumários
17 Fevereiro 2020, 14:00
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Maria João Almeida
A reorganização do Reino da Sícilia: as Dietas de Capua e Messina (1220-1221) e o
L
iber Costitutionum Regni Sicilae (1231).
O mito de Federico II: as interpretações divergentes sobre a sua figura da parte de Guelfos e de Gibelinos.
12 Fevereiro 2020, 14:00
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Maria João Almeida
A arquitectura estatal: edificação/reparação de castelos, fortalezas e palácios: tipologias recorrentes, afinidades estílisticas. Castel del Monte e a Oorta Triunfal di Capua..
Organização e regulamentação da actividade de construção e reparação no reino da Sicília.
A utilização da própria imagem por Federico II com finalidades políticas e de auto-glorificação: efígie do soberano (moeda Augustale; selo imperial), o título adoptado (Imperator Romanorum Caesar Augustus).. A simbologia do poder: os cortejos da corte itinerante de Federico II. A promoção da arte do retrato na sua relação com o culto da imagem do Imperador.
O tratado de falcoaria de Federico II,
De arte venandi cum avibus: as influências árabes e aristotélicas.
10 Fevereiro 2020, 14:00
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Maria João Almeida
Análise e comentário de três sonetos de Giacomo da Lentini: "Eo viso, e son diviso da lo viso"; "Sì come il sole, che manda da sua spera"; "Angelica figura e comprobata". e da canção "Maravigliosamente".
O projecto cultural de Federico II: fundação de uma tradição de pensamento laico autónomo da Igreja de Roma e inspirada por um ecumenismo cultural (abertura da corte federiciana aos intelectuais da mais variada proveniência geográfica, religiosa e cultural).
A génese laica da primeira universidade estatal criado por um soberano: a Universidade de Nápoles (1224).
5 Fevereiro 2020, 14:00
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Maria João Almeida
Escola poética siciliana: inovações na formas poéticas: a invenção do soneto e a fixação da canção na sua forma canónica em relação à forma métrica polifuncional da lírica provençal. O siciliano ilustre na base da primeira linguagem poética italiana unitária.
Os poetas-funcionários da corte de Federico II e sua formação cultural. A duração da escola e a transmissão dos seus textos poéticos no continente italiano, após a morte do Imperador (1250) e o fim do domínio dos Senhores de Suábia.
Análise e comentário da "tenzione" entre Iacopo Mostacci, Pier delle Vigne e Giacomo da Lentini: a ontologia do amor.
3 Fevereiro 2020, 14:00
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Maria João Almeida
Sicília, o centro político e cultural do Império do mais "italiano" dos Imperadores.
A escola poética siciliana e a sua relação com a lírica provençal: afinidades e diferenças. A temática amorosa e especificidades do seu tratamento: enriquecimento doutrinal e empobrecimento ideológico face à tradição da lírica cortês; a reflexão sobre o fenómeno amoroso e a pesquisa ontológica do amor.