"Gabrielle" de Patrice Chéreau
4 Abril 2016, 12:00 • Fernando Guerreiro
Do Som à Letra: a literalidade da imagem
1. a "narração" em Literatura e Cinema: 1.1. o carácter plurimodal da forma-cinema (C. Metz); 1.2. modalidades de "narração": "mostração" ("showing") e "narração" ("telling"); 1.3. narrador com tendência "mostrativa" ou "narrativa"; 2. "Gabrielle": mais "mostração" do que "narração"; 2.1. pela Imagem: transvisualização do texto; 2.2. pelo som: mais "discurso" do que "récit"; actualidade da situação de "performance"; 2.3. pela cor: diferentes registos, subjectivação; 3. o plano dos personagens: 3.1. caso de Jean: re-erotização do desejo; passagem ao acto; 3.2. Gabrielle: figura com Nome-próprio; autonomia do discurso do desejo; dupla decepção; figurações do "corpo" (do "incarnat" ao corpo agónico); 4. o dispositivo de cinema: 4.1. o cinema como teoria dos espectros: o regresso do "primeiro cinema"; 4.2. a relação Som/ Imagem: a letra (a carta) como alucinação do som na imagem; o texto (escrito) como tipografia (redução do sentido).
Bibliografia: páginas de André Gaudreault ("From Plato do Lumière") na pasta da cadeira (verde).i