Jean Epstein, "La Chute de la Maison Usher" (1928)

14 Março 2016, 12:00 Fernando Guerreiro

Poe (cont.): 3.2. o modelo de Pintura de Roderick: uma pintura da ideia; 3.3. a alucinação da imagem: a divisão dos sentidos, Ver/ Ouvir; a imagem do som: a objectivação do Fantasma; 3.4. um Fantástico de Antecipaçáo (H. Justin); ambivalência do final - catástrofe ou reintegração no cosmos;

Epstein: 1) a cinema da 1ª Vanguarda francesa (1919/1928): um cinema visual e da luz ("impressionista"): a noção de Fotogenia (Delluc, Epstein); 2. um "cinema-cosmos": uma concepção nervosa da imagem e do universo; "Usher", um filme feito através de "Eureka" (JL Schefer); 3) a questão da Imagem: 3.1. no plano figural - a referência à Pintura (via "O Retrato Oval"): o quadro "vivo" (de cinema) de Madeline; a "splitagem" (dissociação) da imagem: do figural ao espectral - uma imagem por sobreposição, palimpsesto; 3.3. no plano não-figural: a imagem do Som: i) da harmonia (musical) à dissonância (ruído).

* projeccção do quadro 12 de "Vivre sa Vie" de Jean Luc Godard

Bibligrafia: tetos de Guy Crucianelli e Wall-Romana na pasta da cadeira (fotocopiadora verde)