Joseph Conrad, "The Return"

30 Março 2016, 12:00 Fernando Guerreiro

4. "The Return": 4.1. simbolismo na caracterização dos personagens e do seu universo social; 4.2. o personagem de Alvan Hervey: um programa de sentido inscrito no nome; 4.3. a situação de especularidade da imagem: do sósia à espectralização; 4.4. o motivo da "carta": como sinal acrescentado, a mais, que desequilibra a representação; a omissão do texto, o Som enquanto imagem; efeitos em Alvan; a carta como catástrofe (escândalo) mas também abertura a outro plano de valores (real); 4.5. a questão do "desejo": o que "é"/ "quer" uma mulher (Freud)?; 4.5.1.a figura da "mulher": i) a sua "idealização" na "lenda" (idílio) do enamoramento (masculino); ii) características: ausência de Nome próprio; extensão da imagem (narcísica) do marido; da imagem idealizada à espessura do símbolo; 4.5.2. a interrogação de Alvan sobre a razão do "acto" da mulher: porquê o "regresso" (paralelo com a Nora de "A Casa de Bonecas" de Ibsen)?